Como Se Tornar Um Aluno Nota 10, por Cal Newport | As Estratégias Inconvencionais de Alunos Exemplares | Review Sumarizado

Muito mais que apenas talento ou dedicação, há alguns estudantes que parecem possuir algum segredo por trás de consecutivas boas notas e desempenho no meio acadêmico. 

A maior parte dos estudantes acreditam que a nota 10 será inevitável caso ele dedique-se ao máximo aos estudos, passando noite e mais noites sem dormir. Esses alunos estudam muito, estudam duro.

Contudo, o livro propõe quebrar esse costume, que se assemelha a um paradigma hoje em dia, propondo que o aluno deva estudar menos, porém de forma mais inteligente.

A obra então fala como dominar a procrastinação, absorver o conteúdo de forma mais rápida e efetiva, entre outros macetes e técnicas coletas diretamente de estudantes nota 10 de diversas universidades.

Estudo real e pseudo-estudo:
  • Normalmente, a maior parte dos alunos acreditam que quanto mais tempo eles dedicarem ao estudo, mais bem-sucedidos serão. Porém, isso não é necessariamente verdade, a intensidade acaba sendo um fator decisivo.
  • Então, o problema é que esses alunos reservam, por exemplo, a manhã toda para estudar, mas a intensidade e concentração presente na atividade são medíocres.
    • Então, tais alunos não estão realmente estudando, mas passando o tempo lendo algo.
  • O pseudo-estudo toma mais tempo e aborda menos assuntos. Já o estudo real, ele é mais intenso, gastando menos tempo, o que acaba proporcionando mais tempo para outras atividades.
    • A fórmula é Estudo = Tempo x Intensidade:
      • O aluno meia-boca (ou desavisado) gasta muito algumas horas "estudando", incluindo umas olhadas o YouTube, Whatsapp e Facebook.
        • Estudo = 5h x 3i = 15.
      • O aluno nota 10 se desliga das distrações e dedica-se o tempo alocado exclusivamente para estudar.
        • Estudo = 3h x 5i = 15.
  • Normalmente, cursos agem como o aluno meia-boca, pois "enrolam" durante as aulas. 
    • Num curso que fiz, 3 horas poderiam facilmente ser reduzidas a apenas 1.
    • Seguindo, um curso de um ano e meio poderia ser reduzido para 6 meses. 
  • Esse método também funciona para o local de trabalho.
    • Afinal, trabalhar mais intensamente possibilitará que você faça mais em menos tempo.
Procrastinação:
  • Nenhum estudante consegue se livrar definitivamente da procrastinação (sou culpado também).
    • Os "não tô afim hoje", "tô meio cansado", "mais tarde eu começo" eventualmente aparecerão.
  • Então, já que você não é possível matar a urgia, precisa aprende a lidar quando ela der as caras.
    • Isso é importante ter em mente porque há muita gente que acha que conseguirá ser imune à procrastinação.
  • Uma das estratégias citadas é não estar cansado ou faminto.
Quando, onde e por quanto tempo:
  • Quando?
    • Entre após acordar e o jantar.
    • Normalmente, você possui mais energia pela manhã, porque à noite você estará exausto (e indisposto).
  • Onde?
    • Isolado:
      • Poder se concentrar é tão importante quando para estudar em si.
      • Desligue o celular ou, ao menos, a internet.
      • Prefira locais onde não haja pessoas passando por você ou te chamando.
  • Por quanto tempo?
A melhor dica:
  • Pause agora e tente imaginar a melhor técnica ou método para conseguir se dar bem em testes e estudos em geral.
  • Primeiro, entenda o que você NÃO deve fazer:
    • Não fique lendo anotações e pontos principais destacados do assunto.
  • Então, a dica é: não caia na ilusão de fluência.
    • Reler anotações fará você se sentir como se já fosse fluente, não percebendo que só está se lembrando por causa delas.
    • Prefira testar a si mesmo realizando exercícios, o que forçará seu cérebro a buscar as informações armazenadas.
      • Você rever suas anotações, mas o ideal é não depender delas para se recordar.
      • É com as coisas que aprendemos quando criança e não precisamos mais de que alguém fique nos lembrando.
Aprendizado intervalado: 
  • O trabalho intensivo é a melhor opção, mas não por várias horas.
    • Dê tempo para que seu cérebro possa assimilar e armazenar devidamente a enxurrada de informações obtidas.
    • Estudar demais (em intensidade e tempo) é como tentar comer a comida de um dia em apenas uma refeição.
  • Em vez de gastar 10 horas em dois dias, gaste as 10 em 4 dias (2h30m/dia).
    • O recomendado é que o estude gaste, no máximo, 2 horas por dia, havendo uma pausa após uma hora.


Um comentário:

  1. Engraçado que no próximo livro do autor ("Trabalho focado") ele defendeu o estudo intensivo ininterrúpto por várias horas (cerca de 4 horas de total foco). Será que ele reveu os próprios conceitos?

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