Como Conversar Com Qualquer Pessoa, por Leil Lowndes | 92 Truques Para Alcançar O Sucesso Nos Relacionamentos Pessoais e Profissionais | Sumário
Qual é a mágica por trás dessas pessoas que encantam e são respeitadas em qualquer lugar que vão? Todos querem ser seus amigos e até parceiro amoroso. No ramo dos negócios, conseguem subir suavemente a escada empresarial.
Não se engane, cada vez que você se comunica, você está deixando alguma forma de expressão, seja ela boa, ruim ou indiferente.
É o poder das habilidades comunicativas. Contudo, já se perguntou qual seria a melhor forma de se comunicar com pessoas?
Leil Lowndes gastou muitos anos de sua vida para responder tal questão. Compilando o fruto desse trabalho, o livro surgiu como uma tentativa de responder exatamente isso.
Ao dominar todos 92 truques (cada um cobre alguma pequena e específica forma de interação), você poderá criar (e aproveitar melhor as) oportunidades de aprofundar suas mais importantes relações.
#1 Sorriso inundante:
- Não dê um imediato sorriso quando você cumprimenta alguém. Em vez disso, pare, olhe para o rosto dele e dê um grande inundante sorriso.
- É necessário que seja natural.
#2 Olhos pegajosos:
- Durante uma conversa, comporte-se como se seus olhos estivessem grudados na pessoa.
- Quando precisa olha de lado, mude a direção do olhar lentamente.
#3 Olhos
de Epóxis:
- Numa conversa em grupo, fixe mais seus olhares na pessoa interessada.
- Se não é ela que está falando, você pode até desviar o olhar momentaneamente para o orador, porém retorne os olhares frequentemente.
#4 Sustentado pelos dentes:
- Cuidado com sua postura sempre que passar por uma porta (ou ir a qualquer lugar).
- Cabeça levantada, ombros para trás, peito pra fora.
- Ande e sorria confiantemente.
#5 O grande bebê pivô:
- Sorria carinhosamente, fique de frente (gire seu corpo) e dê uma atenção exclusiva para qualquer pessoa com quem converse.
- Quando você faz isso para pessoas recém-conhecidas, elas se sentirão especiais.
#6 Olá, velho amigo:
- Faça a pessoa se sentir como se fosse um velho amigo.
- Cause uma boa primeira impressão agindo como se esse novo conhecido fosse um bom amigo que não havia visto há um bom tempo.
#7 Limite a inquietação
- Não afete negativamente sua credibilidade: durante uma conversa importante, deixe seu nariz coçar, sua orelha formigar e seu pé pinicar.
- Não fique agitado, mexendo-se, arranhando-se ou contorcendo-se.
#8 O sentido do cavalo de Hans
- Enquanto fala, mova seus planos que acordo com a leitura dos sinais da linguagem corporal de sua audiência.
#9 Assista ao cenário antes de você viver o cenário
- Ensaie uma cena na qual você é alguém importante.
- Pratique dando apertos de mão e sorrindo, andando confiante e com uma boa postura, então tudo isso virá natural e automaticamente.
#10 Combine seu humor
- Antes de falar, tente capitar algum sinal que diga como está o humor do ouvinte.
- Esteja ele entediado, triste, alegre ou eufórico, combine seu humor e tom de voz.
#11 Proseie com paixão
- Quase ninguém presta atenção no que você fala durante a primeira impressão.
- No entanto, depois apresente um humor empático, conduta positiva e fale com paixão.
- Isso fará você parece possuir uma boa personalidade, não importando o que diga.
#12 Use sempre um "'o que é isso?"
- Tenha sempre consigo algo que desperte a curiosidade das pessoas, possibilitando (uma desculpa para) que elas comecem uma conversa.
#13 Quem é aquele?
- Pergunte ao anfitrião para te apresentar às pessoas da festa.
- Se possível, tente obter alguns detalhes sobre a pessoa antes de começar a conversa e use-os para quebrar o gelo.
#14 Bisbilhotando e entrando na conversa
- Fique observando uma conversa em grupo e, quando encontrar uma abertura, pule no meio e fale algo como “Com licença, não pude deixar de ouvir sem querer...".
- Vão ficar momentaneamente surpresos, mas isso não muda o fato de que você se tornará o mais novo integrante do grupo.
#15 Não mais a cidade nua
- Nunca responda "De onde você é?" ou "Onde mora?" dizendo apenas o nome da cidade.
- Acrescente fatos interessantes, envolventes ou até mesmo engraçados.
- Isso permitirá que a pessoa adquira informações suficientes para poder prosseguir com a conversa.
#16 Não mais o emprego nu
- Semelhantemente ao truque anterior, não diga apenas o nome da profissão caso seja perguntado o que faz.
- Adicione detalhes sobre seu emprego.
#17 Não mais a introdução nua
- Quando for apresentar alguém, não vá dizendo apenas seus nomes.
- Cite também características (neutras ou positivas) sobre ambas as pessoas, as quais poderão ser usadas para quebrar o silêncio.
#18 Seja um detetive de palavras
- Observe as pistas que a pessoa deixa enquanto fala e use as informações obtidas para abordar os tópicos que ela prefere ou como tópicos de conversa em geral.
#19 O holofote rotatório
- Quando for a vez da outra pessoa falar, deixe-a falar. O holofote é dela.
- Ela ficará surpresa com o fato de você saber também escutar.
#20 O papagaio
- Comporte-se como um papagaio e evite ficar sem saber o que falar.
- Repita as últimas palavras da fala do seu parceiro de conversa com uma entonação de pergunta e parecendo curioso.
- Lembre-se duma história que a pessoa contou e peça para ela contar ao demais presentes.
- Serve também caso você e ela tenham passado por uma situação juntos.
#22 Acentue os pontos positivos
- Durante os primeiros encontros, foque em mostrar ou falar seus pontos positivos.
- Não há lugar para a partilha de memórias de arrependimento, envergonhamento ou erro no início de qualquer relação.
#23 Fique sempre ligado nas últimas notícias
- Colete um punhado das notícias que estão na TV, rádio, internet e jornais.
- Essa coleção servirá como uma pasta de assuntos para iniciar e manter um conversa.
- Sem falar que você também vai estar por dentro do que as outras pessoas estão falando.
#24 No que você trabalha? - Não!
- Evite perguntar sobre o trabalho da pessoa de forma tão direta.
- Parece uma questão inocente, mas pode causar bastante incômodo.
- Por exemplo, pode passar a imagem de você está interessado na renda da pessoa de alguma forma.
- Se realmente quiser saber, tente extrair a informação duma maneira mais discreta, como perguntando "Como gasta a maior parte de seu tempo?".
#25 O currículo sucinto
- Ao responder a questão anterior, pergunte-se sobre qual seria a intenção por trás da pergunta.
- Trabalho? Namoro? Amizade?
- Adicione fatos interessantes de acordo com o que você acredita que a pessoa gostaria de ouvir.
- Obs.: Fatos verdadeiros.
#26 Seu melhorado dicionário pessoal
- Substitua por sinônimos várias palavras que você comumente usa no cotidiano.
- A repetição demasiada de vocábulos é cansativa e demonstra uma pobreza de vocabulário.
- Para a palavra bonita, há "bela, linda, formosa, elegante, esbelta, estonteante etc.".
- Existem muitos termos que instantaneamente farão você parece mais inteligente e culto.
#27 Mate o impulsivo "eu também"
- Ouça com cuidado quando a pessoa estiver falando sobre seus interesses.
- Prefira demorar um pouco mais antes de ir gritando empolgado "eu também".
- Só não demore demais para revelar o que tem em comum, pois pode parecer que você está inventando.
#28 "Você" e a comunicação
- Comece suas sentenças com "você". Isso captura imediatamente a atenção de seu ouvinte.
- "Você está linda nesse vestido" em vez de "Esse vestido é lindo".
#29 O sorriso exclusivo
- Não sorria da mesma forma para todos.
- Quando você faz isso, ele perde valor.
- Altere suas expressões e use variações de seu sorriso.
- Guarde o (truque #1) sorriso inundante para as pessoas mais importantes.
#30 Fique longe dos clichês
- O uso de clichês te deixa parecendo um bobo.
- Nunca use, principalmente, na presenta de gente grande.
- Na dúvida? Leia o próximo truque.
#31 O orador sorrateiro
- Leia livros, jornais e artigos online com citações legais e impactantes frases de famosos filósofos, matemáticos, sociólogos, economistas etc.
- Use toda sua "bagagem de sabedoria" em qualquer momento que for fazer um discurso.
#32 Dê nome aos bois
- Evite usar eufemismos.
- Gente grande não se esconde por trás de palavras suavizantes.
#33 Pare de provocar
- Jamais faça piadas à custa dos outros.
#34 Atenção no receptor
- Sempre que for passar uma notícia adiante, imagine como o receptor irá reagir e entregue-a de acordo com a reação esperada, isto é, com um sorriso, suspiro ou soluço de tristeza.
- O mais importante aqui é como a notícia impacta o ouvinte, não você.
#35 A gravação com defeitos
- Quando insistem em fazer perguntas chatas e incômodas, simplesmente repita a mesma resposta.
- Use as mesmas palavras e tom de voz.
- Seja monótono como um robô
#36 Gente grande não bajula
- Não elogie o trabalho das celebridades, apenas diga o quão prazeroso ou inspirador ele foi.
- Mas se realmente quiser elogiar algum feito da pessoa, que seja algum recente.
#37 Não mais o obrigado nu
- Sempre que você agradecer por algo, lembre-se da preposição "por" e adicione alguns detalhes em sua fala após ela.
- Obrigado por me ajudar; obrigado pelas dicas, obrigado pelo apoio...
#38 Terapia do embaralho
- Uma vez ao mês, embaralhe sua rotina e faça algo que jamais se imaginou fazendo ou tente algo que nunca tentou antes.
- Fará você sair da zona de conforto e aumentar seu repertório de histórias.
#39 Aprenda jargões
- São como uma segunda língua duma profissão.
- Quando você está por dentro dos jargões e gírias, você consegue se integrar muito mais facilmente ao grupo ou companhia.
#40 Apertando o botão quente
- Antes de querer conversar com um grupo de profissionais, descubra quais as últimas notícias de suas áreas.
- Aprenda o que de mais quente está acontecendo dentro das indústrias, fazendo você parecer alguém já de dentro.
#41 Fique inteirado com revistas
- Pesquise sobre as pessoas envolvidas (clientes, parceiros, interesse amoroso...) antes do encontro.
- Há inúmeras revistas que te darão informação o suficiente sobre a área de cada um, seja ele um empresário, jardineiro, nadador, professor ou praticamente qualquer outro profissional.
#42 Costumes estrangeiros
- Antes de viajar para fora do país, estude sobre os costumes locais.
- Há muitos novos tabus, diferenças morais e culturais em geral para aprender e evitar potenciais vexames.
- Devido ao fato do Brasil ser gigantesco, o nordeste possui diferenças significativas em relação ao sul, por exemplo.
- Então, esse truque também serve para quem só viaja nacionalmente.
#43 Blefando na hora de pechinchar
- Quando você sabe negociar, a compra sai bem mais em conta.
- Antes de cada compra relevante, pesquise em vários locais e aprenda alguns verbetes e gírias dos vendedores.
- Agindo como se fosse algum tipo de especialista da área, volte ao vendedor com menor preço e negocie enquanto exibe o conhecimento recentemente obtido.
#44 Seja um imitador
- Observe as pessoas de grande estima e imite seus movimento e expressões.
- Copie também a linguagem corporal de seu parceiro de conversa caso queira gerar uma maior conexão.
#45 Ecoando
- Preste atenção na escolha de palavras do orador (pronomes, verbos, substantivos...) e fale-as de volta.
- Ele acaba sentindo como se você compartilhasse seus valores, atitudes, interesses e experiências.
#46 Falas com imagens
- Use analogias que estejam ligadas com os pontos de interesse ou estilo de vida da pessoa.
- Ela tem um jardim? Fale expressões com "Plantando as sementes do sucesso".
#47 Contrate expressões mais empática
- Vocalize uma sentença completa em vez de ficar acompanhando com "Aham...", "Sei...", "Entendi o que quis dizer".
- Prefira usar frases com pintadas de emoção, como "Isso significa muito para mim".
#48 Empatia anatomicamente correta
- As pessoas se associam mais com certos tipos de estímulo, sejam eles visuais, cinestésicos ou sonoros.
- Para pessoas visuais, use expressões visuais, e assim por diante.
#49 O "NÓS" prematuro
- Há quatro níveis de intimidade: clichês, opiniões, sentimentos (e perguntas pessoais) e NÓS.
- Para adiantar o processo, use mais frases com "NÓS" nelas.
- Estão inclusos também "a gente", pronomes oblíquos átono e possessivos (nos e nosso) e os verbos conjugados na primeira pessoa do plural (irmos, gostamos, encontraremos...).
#50 História instantânea
- Lembre-se dos momentos especiais que você teve com a pessoa, crie uma história instantânea e reconte quando quiser causa impacto.
- Mesmo se a pessoa não for um amigo de muito tempo, vocês já terão uma história juntos.
#51 O rumor da glória
- Elogie as pessoas quando não estiverem presentes.
- Um elogio ganha muito mais poder quando um amigo da pessoa conta que você a elogiou.
- Caso faça quando a pessoa estiver no momento, poderá parecer que você está apenas puxando o saco.
#52 Pombos-correio da sorte
- Prefira carregar apenas boas notícias e elogios.
- Quando ouvir alguém elogiando uma pessoa que você conhece, relate o fato assim que possível.
#53 Magnificência implícita
- Jogue alguns comentários "inocentes" que pressupõem (insinuam ou deixam implícito) algo positivo sobre a pessoa com quem está conversando.
#54 Adulação acidental
- Semelhantemente ao truque anterior, infiltre um elogio sorrateiramente dentro de sua frase.
- O elogio parecerá acidental, sendo absorvido de forma mais natural.
- Você olha para um foto de mãe e filha juntas e pergunta "Ela é sua irmã?".
#55 Elogio matador
- Procure algo específico e único sobre a pessoa, olhe em seus olhos, fale seu nome e teça um elogio marcante.
- Prefira falar durante uma conversa privada.
- O elogio precisa ser plausível.
- Utilize o elogio matador apenas uma vez a cada alguns meses.
#56 Pequenos acertos
- Não espero que amigos, colegas e amantes peçam elogios.
- Ofereça pequenos elogios e incentivos usando frases como "Bom trabalho!", "Legal!" e "Você está linda" sempre que fizerem algo.
#57 O rápido "Nossa"
- Na mesma velocidade dum pisca de olhos, elogie as pessoas logo após realizarem algum feito, como uma apresentação.
- Devido à euforia do momento, seu ato será ainda mais impactante.
#58 Efeito bumerangue
- Quando receber um elogio, retorne a ação prontamente com outro elogio.
- Se nada vier à mente, apenas diga "É muito gentil de sua parte".
#59 O jogo da catacumba
- Pergunte às pessoas mais importantes em sua vida o que gostariam que fosse inscrito em suas catacumbas. Anote.
- Depois, quando chegar um momento importante, use suas anotações anteriores como fonte de informação para enriquecer elogios e declarações (de amizade ou amorosas).
#60 Gestos falantes
- Ao telefone, invoque o radialista dramático de dentro de si e transforme suas expressões em sons.
- Consiga uma forma de tornar acenos de cabeça, sorrisos (não confunda com risos) e outros gestos em falas e barulhos.
#61 Chuveiro de nomes
- As pessoas gostam de ouvir seus próprios nomes.
- Então, fale-os mais frequente ao telefone.
- Vocês parecerão mais próximos e até mais íntimos.
#62 “Ah, é você!”
- Atenda ao celular com um tom de voz neutro e pergunte quem é.
- Depois que a pessoa disser o nome, ria e fale com uma voz empolgada "Ah, é você!".
- A pessoa pensará que melhorou instantaneamente seu humor.
#63 Transferência sorrateira
- Peça para que seu funcionário (ou qualquer pessoa intermediária) procure saber primeiro quem é (ao telefone, na porta de casa, no chat...).
- Depois de saber seu nome, diga "Vou chamar" (ou algo do gênero).
- Momentos depois, dê as más notícias à pessoa.
- Obviamente, essa é uma das formas de se livrar da pessoa discretamente.
#64 Cumprimente o cônjuge
- Tente se familiarizar com quem quer que atenda ao telefone.
- Se ligar para a casa da pessoa, cumprimente o cônjuge (ou namorada, parceira, familiares...).
- Caso ligue para o escritório, conquiste a secretária.
- Se a pessoa é próxima o suficiente para (ou responsável por) atender ao telefone, então a opinião dela sobre você importa.
#65 Pode falar agora?
- Sempre que ligar para uma pessoa, pergunte se o momento é conveniente para ela.
- Questione se ela está ocupada ou tá com tempo livre para falar.
#66 Secretária eletrônica atualizada
- Deixe uma mensagem curta, amigável e profissional na mensagem da secretária eletrônica.
- Corte músicas, piadas, brincadeiras etc.
- Caso queira acrescentar uma pintada de espontaneidade e modéstia, deixe passar algumas tosses ou gaguejadas.
- O ponto mais importante é mudá-la constantemente.
- O livro fala em TODO DIA.
#67 Sua audição de dez segundos
- Enquanto disca o número, dê uma rápida limpada em sua garganta.
- Caso caia na caixa postal, deixe uma mensagem digna de ser retornada.
#68 Ligando para VIPs
- Ao tentar entrar com contato com VIPs, use "Ele" ou "Ela" para passar pelo intermediário.
- Em vez de dizer "Poderia falar com o Sr. Marcus, por favor?", diga algo como "Olá, é Lucas, (Marcus) ele está?".
- Dessa forma, o intermediário pensará que você já é alguém conhecido e íntimo.
#69 Escuto sua outra linha
- Se ouvir um telefone tocando, bebê chorando, esposa chamando ao fundo, pergunte se não seria melhor que a pessoa atendesse ao chamado.
#70 Repetição instantânea
- Grave todas as suas conversas de negócio e ouça-as várias vezes.
- Analise metodicamente e veja o que poderia ser melhorado para a próxima vez.
#71 Ou come ou fala
- Não segure comida ou bebida em festas, isso causa bloqueios entre você as demais pessoas.
- Se for para conversar, coma antes de ir à festa.
#72 Vasculhe o cômodo
- Quando chegar a algum tipo de reunião, pare rapidamente na entrada e lentamente observe toda a movimentação no local.
- Veja os detalhes na parede, no teto e, principalmente, dê uma olhada nos rostos presentes.
#73 Seja o escolhedor, não o escolhido
- Faça as coisas acontecerem ao tomar iniciativa e explorar cada face numa festa.
- Uma delas pode ser seu futuro melhor amigo, amor de sua vida ou uma oportunidade de negócio única.
#74 Mãos convidativas
- Em festas, mantenha uma linguagem corporal aberta.
- Suas mãos e braços merecem uma atenção especial.
- Mãos em forma de punhos podem passar a mensagem de "Cai fora ou socarei você".
#75 Rastreando
- Registre pequenos detalhes da vida do seu parceiro de conversa.
- Na próxima conversa, lembre-o de tais detalhes como se fosse algo bastante importante.
- Faça perguntas sobre a gravidez da esposa, o novo carro, a morte do cachorro etc.
#76 Um dossiê no cartão de negócio
- No cartão de negócio recebido, anote detalhes sobre a pessoa, como comida favorita, time para qual torce, hobbies, onde estudou etc.
- O mesmo pode ser feito em conversas mais comuns.
- Use um celular para gravar o diálogo e, consequentemente, as informações.
- Na próximo encontro, surpreenda a pessoa ao lembrar-se de tantos detalhes.
#77 Olhos atentos
- Capture a linguagem corporal e outros sinais transmitidos de sua audiência, depois adapte sua mensagem (tom e ritmo de voz etc.) de acordo.
#78 Não vejo nem ouço gafes
- Finja que não ouviu ou viu erros, gafes, deslizes, mancadas e outros ocorridos embaraçosos cometidos por amigos, amantes, parentes e associados.
#79 A língua prestativa
- Quando alguém se perder contando uma história por ter sido interrompido, use frases como "Ei, continua de onde parou" depois que o motivo da parada passar.
- Melhor ainda, demonstre que estava prestando atenção utilizando "O que aconteceu depois...(ex.: que você chegou?)".
#80 OQTPM e OQTPV
- Sempre que propor um acordo, chamar alguém para um reunião ou pedir um favor, esclareça OQTPM (O Que Tem Para Mim) e OQTPV (O Que Tem Para Você).
- Se qualquer agenda secreta (plano para se sair por cima) aparecer mais tarde, você será visto como uma pessoa não confiável.
#81 Deixe-os saborear o favor
- Quando fizer um favor para um amigo, permite que, no mínimo, 24h se passem antes de pedir algo em retorno.
#82 Você está me devendo
- Quando você faz um favor para uma pessoa, ela vai ficar te devendo.
- Espere uma boa quantidade de tempo antes de cobrar,
- Deixe-o pensar que você tudo pela amizade.
#83 Festas são para festejar
- Mantenha os assuntos leve e tente fazer amizades
- Nada de começar discussões ou arrumar confusões porque algum adversário ou inimigo está presente.
#84 A mesa de jantar é para jantar
- Não discuta negócio de forma pesada ou aborte assuntos desagradáveis.
- É permitido falar sobre sonhos, desejos e projetos, podendo resultar em novas ideias.
#85 Encontros aleatórios
- Seja você um vendedor ou qualquer outro tipo de negociante, não tente lucrar durante um encontro acidental.
#86 Esvazie seus tanques
- Caso precise de informação, espere pacientemente que o indivíduo termine de falar.
- Agora você pode começar a falar e preenchê-lo com suas ideias.
#87 Ecoe as emoções
- Fatos falam, emoções gritam.
- Ouça os fatos, mas dê uma atenção especial às emoções.
#88 Meu deslize, seu ganho
- Transforme seus erros em benefícios para as pessoas.
- Corrigir o vacilo pode não ser suficiente, tente compensar além do prejuízo causado.
#89 Deixe um ponto de escape
- Sempre que pegar alguém mentindo, exagerando, distorcendo, ludibriando ou furtando, não o confronte imediatamente.
- Entre em ação imediatamente caso seja o responsável por pegá-lo ou se estiver salvando uma pessoa inocente ao agir.
- Tente corrigi-lo numa conversa a sós e entre num acordo para que ato não se repita mais.
#90 Um botão-de-ouro para o chefe
- Para garantir um tratamento especial dos profissionais (mecânicos, professores, alfaiates etc.), envie uma carta de elogio (e-mail, mensagem de texto, ligação etc.) para seus chefes.
#91 Lidere os espectadores
- Gente grande também precisa da aprovação da plateia.
- O orador irá te considerar como gente grande caso lidere os ouvintes numa reação positiva.
#92 Os cartões de pontos no céu
- Imagine que você e todas as pessoas com as quais se relaciona possuem um cartão de pontos em suas cabeças.
- Comparando duas pessoas, a com mais pontos pode exigir mais da outra.
- Seus pontos aumentam quando você fornece benefícios. Eles diminuem quando você recebe benefícios ou causa malefícios.
- Caso não respeite as regras, você será expulso do jogo.
Faça Todo Mundo Gostar de Você em 90 Segundos, por Nicholas Boothman | Review Sumarizado
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