Como Conversar Com Qualquer Pessoa, por Leil Lowndes | 92 Truques Para Alcançar O Sucesso Nos Relacionamentos Pessoais e Profissionais | Sumário



Qual é a mágica por trás dessas pessoas que encantam e são respeitadas em qualquer lugar que vão? Todos querem ser seus amigos e até parceiro amoroso. No ramo dos negócios, conseguem subir suavemente a escada empresarial. 

Não se engane, cada vez que você se comunica, você está deixando alguma forma de expressão, seja ela boa, ruim ou indiferente. 

É o poder das habilidades comunicativas. Contudo, já se perguntou qual seria a melhor forma de se comunicar com pessoas?

Leil Lowndes gastou muitos anos de sua vida para responder tal questão. Compilando o fruto desse trabalho, o livro surgiu como uma tentativa de responder exatamente isso.

Ao dominar todos 92 truques (cada um cobre alguma pequena e específica forma de interação), você poderá criar (e aproveitar melhor as) oportunidades de aprofundar suas mais importantes relações.

#1 Sorriso inundante: 
  • Não dê um imediato sorriso quando você cumprimenta alguém. Em vez disso, pare, olhe para o rosto dele e dê um grande inundante sorriso.
  • É necessário que seja natural.
#2 Olhos pegajosos: 
  • Durante uma conversa, comporte-se como se seus olhos estivessem grudados na pessoa.
  • Quando precisa olha de lado, mude a direção do olhar lentamente.
#3 Olhos de Epóxis: 
  • Numa conversa em grupo, fixe mais seus olhares na pessoa interessada.
    • Se não é ela que está falando, você pode até desviar o olhar momentaneamente para o orador, porém retorne os olhares frequentemente.
#4 Sustentado pelos dentes:
  • Cuidado com sua postura sempre que passar por uma porta (ou ir a qualquer lugar).
    • Cabeça levantada, ombros para trás, peito pra fora.
    • Ande e sorria confiantemente.
#5 O grande bebê pivô:
  • Sorria carinhosamente, fique de frente (gire seu corpo) e dê uma atenção exclusiva para qualquer pessoa com quem converse. 
  • Quando você faz isso para pessoas recém-conhecidas, elas se sentirão especiais.
#6 Olá, velho amigo:
  • Faça a pessoa se sentir como se fosse um velho amigo.
  • Cause uma boa primeira impressão agindo como se esse novo conhecido fosse um bom amigo que não havia visto há um bom tempo.
#7 Limite a inquietação
  • Não afete negativamente sua credibilidade: durante uma conversa importante, deixe seu nariz coçar, sua orelha formigar e seu pé pinicar. 
  • Não fique agitado, mexendo-se, arranhando-se ou contorcendo-se.
#8 O sentido do cavalo de Hans
  • Enquanto fala, mova seus planos que acordo com a leitura dos sinais da linguagem corporal de sua audiência.
#9 Assista ao cenário antes de você viver o cenário
  • Ensaie uma cena na qual você é alguém importante. 
  • Pratique dando apertos de mão e sorrindo, andando confiante e com uma boa postura, então tudo isso virá natural e automaticamente.
#10 Combine seu humor
  • Antes de falar, tente capitar algum sinal que diga como está o humor do ouvinte.
  • Esteja ele entediado, triste, alegre ou eufórico, combine seu humor e tom de voz.
#11 Proseie com paixão
  • Quase ninguém presta atenção no que você fala durante a primeira impressão.
  • No entanto, depois apresente um humor empático, conduta positiva e fale com paixão.
    • Isso fará você parece possuir uma boa personalidade, não importando o que diga.
#12 Use sempre um "'o que é isso?"
  • Tenha sempre consigo algo que desperte a curiosidade das pessoas, possibilitando (uma desculpa para) que elas comecem uma conversa.
#13 Quem é aquele?
  • Pergunte ao anfitrião para te apresentar às pessoas da festa.
  • Se possível, tente obter alguns detalhes sobre a pessoa antes de começar a conversa e use-os para quebrar o gelo.
#14 Bisbilhotando e entrando na conversa
  • Fique observando uma conversa em grupo e, quando encontrar uma abertura, pule no meio e fale algo como “Com licença, não pude deixar de ouvir sem querer...".
  • Vão ficar momentaneamente surpresos, mas isso não muda o fato de que você se tornará o mais novo integrante do grupo.
#15 Não mais a cidade nua
  • Nunca responda "De onde você é?" ou "Onde mora?" dizendo apenas o nome da cidade.
    • Acrescente fatos interessantes, envolventes ou até mesmo engraçados. 
  • Isso permitirá que a pessoa adquira informações suficientes para poder prosseguir com a conversa.
 #16 Não mais o emprego nu
  • Semelhantemente ao truque anterior, não diga apenas o nome da profissão caso seja perguntado o que faz.
  • Adicione detalhes sobre seu emprego.

#17 Não mais a introdução nua
  • Quando for apresentar alguém, não vá dizendo apenas seus nomes.
  • Cite também características (neutras ou positivas) sobre ambas as pessoas, as quais poderão ser usadas para quebrar o silêncio.
#18 Seja um detetive de palavras
  • Observe as pistas que a pessoa deixa enquanto fala e use as informações obtidas para abordar os tópicos que ela prefere ou como tópicos de conversa em geral. 
#19 O holofote rotatório
  • Quando for a vez da outra pessoa falar, deixe-a falar. O holofote é dela.
  • Ela ficará surpresa com o fato de você saber também escutar.
#20 O papagaio
  • Comporte-se como um papagaio e evite ficar sem saber o que falar.
  • Repita as últimas palavras da fala do seu parceiro de conversa com uma entonação de pergunta e parecendo curioso. 
#21 Peça bis
  • Lembre-se duma história que a pessoa contou e peça para ela contar ao demais presentes.
  • Serve também caso você e ela tenham passado por uma situação juntos.
#22 Acentue os pontos positivos
  • Durante os primeiros encontros, foque em mostrar ou falar seus pontos positivos.
  • Não há lugar para a partilha de memórias de arrependimento, envergonhamento ou erro no início de qualquer relação.
#23 Fique sempre ligado nas últimas notícias
  • Colete um punhado das notícias que estão na TV, rádio, internet e jornais.
  • Essa coleção servirá como uma pasta de assuntos para iniciar e manter um conversa.
  • Sem falar que você também vai estar por dentro do que as outras pessoas estão falando.
#24 No que você trabalha? - Não!
  • Evite perguntar sobre o trabalho da pessoa de forma tão direta.
    • Parece uma questão inocente, mas pode causar bastante incômodo.
    • Por exemplo, pode passar a imagem de você está interessado na renda da pessoa de alguma forma.
  • Se realmente quiser saber, tente extrair a informação duma maneira mais discreta, como perguntando "Como gasta a maior parte de seu tempo?".
#25 O currículo sucinto
  • Ao responder a questão anterior, pergunte-se sobre qual seria a intenção por trás da pergunta.
    • Trabalho? Namoro? Amizade?
  • Adicione fatos interessantes de acordo com o que você acredita que a pessoa gostaria de ouvir.
    • Obs.: Fatos verdadeiros. 
#26 Seu melhorado dicionário pessoal
  • Substitua por sinônimos várias palavras que você comumente usa no cotidiano.
    • A repetição demasiada de vocábulos é cansativa e demonstra uma pobreza de vocabulário. 
    • Para a palavra bonita, há "bela, linda, formosa, elegante, esbelta, estonteante etc.".
  • Existem muitos termos que instantaneamente farão você parece mais inteligente e culto.
#27 Mate o impulsivo "eu também"
  • Ouça com cuidado quando a pessoa estiver falando sobre seus interesses.
  • Prefira demorar um pouco mais antes de ir gritando empolgado "eu também".
    • Só não demore demais para revelar o que tem em comum, pois pode parecer que você está inventando.
#28 "Você" e a comunicação
  • Comece suas sentenças com "você". Isso captura imediatamente a atenção de seu ouvinte.
    • "Você está linda nesse vestido" em vez de "Esse vestido é lindo".
#29 O sorriso exclusivo
  • Não sorria da mesma forma para todos.
    • Quando você faz isso, ele perde valor.
  • Altere suas expressões e use variações de seu sorriso.
    • Guarde o (truque #1) sorriso inundante para as pessoas mais importantes.
#30 Fique longe dos clichês 
  • O uso de clichês te deixa parecendo um bobo.
  • Nunca use, principalmente, na presenta de gente grande.
  • Na dúvida? Leia o próximo truque.
#31 O orador sorrateiro
  • Leia livros, jornais e artigos online com citações legais e impactantes frases de famosos filósofos, matemáticos, sociólogos, economistas etc.
  • Use toda sua "bagagem de sabedoria" em qualquer momento que for fazer um discurso.
#32 Dê nome aos bois 
  • Evite usar eufemismos.
  • Gente grande não se esconde por trás de palavras suavizantes.
#33 Pare de provocar
  • Jamais faça piadas à custa dos outros. 
#34 Atenção no receptor
  • Sempre que for passar uma notícia adiante, imagine como o receptor irá reagir e entregue-a de acordo com a reação esperada, isto é, com um sorriso, suspiro ou soluço de tristeza. 
  • O mais importante aqui é como a notícia impacta o ouvinte, não você.
#35 A gravação com defeitos
  • Quando insistem em fazer perguntas chatas e incômodas, simplesmente repita a mesma resposta.
  • Use as mesmas palavras e tom de voz.
    • Seja monótono como um robô
#36 Gente grande não bajula
  • Não elogie o trabalho das celebridades, apenas diga o quão prazeroso ou inspirador ele foi.
  • Mas se realmente quiser elogiar algum feito da pessoa, que seja algum recente.
#37 Não mais o obrigado nu
  • Sempre que você agradecer por algo, lembre-se da preposição "por" e adicione alguns detalhes em sua fala após ela.
    • Obrigado por me ajudar; obrigado pelas dicas, obrigado pelo apoio...
#38 Terapia do embaralho
  • Uma vez ao mês, embaralhe sua rotina e faça algo que jamais se imaginou fazendo ou tente algo que nunca tentou antes.
  • Fará você sair da zona de conforto e aumentar seu repertório de histórias.
#39 Aprenda jargões
  • São como uma segunda língua duma profissão.
  • Quando você está por dentro dos jargões e gírias, você consegue se integrar muito mais facilmente ao grupo ou companhia.
#40 Apertando o botão quente
  • Antes de querer conversar com um grupo de profissionais, descubra quais as últimas notícias de suas áreas.
  • Aprenda o que de mais quente está acontecendo dentro das indústrias, fazendo você parecer alguém já de dentro.
#41 Fique inteirado com revistas
  • Pesquise sobre as pessoas envolvidas (clientes, parceiros, interesse amoroso...) antes do encontro.
  • Há inúmeras revistas que te darão informação o suficiente sobre a área de cada um, seja ele um empresário, jardineiro, nadador, professor ou praticamente qualquer outro profissional.
#42 Costumes estrangeiros
  • Antes de viajar para fora do país, estude sobre os costumes locais.
  • Há muitos novos tabus, diferenças morais e culturais em geral para aprender e evitar potenciais vexames.
  • Devido ao fato do Brasil ser gigantesco, o nordeste possui diferenças significativas em relação ao sul, por exemplo.
    • Então, esse truque também serve para quem só viaja nacionalmente.
#43 Blefando na hora de pechinchar 
  • Quando você sabe negociar, a compra sai bem mais em conta.
  • Antes de cada compra relevante, pesquise em vários locais e aprenda alguns verbetes e gírias dos vendedores.
  • Agindo como se fosse algum tipo de especialista da área, volte ao vendedor com menor preço e negocie enquanto exibe o conhecimento recentemente obtido.
#44 Seja um imitador
  • Observe as pessoas de grande estima e imite seus movimento e expressões.
  • Copie também a linguagem corporal de seu parceiro de conversa caso queira gerar uma maior conexão.
#45 Ecoando
  • Preste atenção na escolha de palavras do orador (pronomes, verbos, substantivos...) e fale-as de volta.
  • Ele acaba sentindo como se você compartilhasse seus valores, atitudes, interesses e experiências.
#46 Falas com imagens
  • Use analogias que estejam ligadas com os pontos de interesse ou estilo de vida da pessoa. 
    • Ela tem um jardim? Fale expressões com "Plantando as sementes do sucesso".
#47 Contrate expressões mais empática
  • Vocalize uma sentença completa em vez de ficar acompanhando com "Aham...", "Sei...", "Entendi o que quis dizer".
    • Prefira usar frases com pintadas de emoção, como "Isso significa muito para mim".
 #48 Empatia anatomicamente correta
  • As pessoas se associam mais com certos tipos de estímulo, sejam eles visuais, cinestésicos ou sonoros.
    • Para pessoas visuais, use expressões visuais, e assim por diante.
#49 O "NÓS" prematuro
  • Há quatro níveis de intimidade: clichês, opiniões, sentimentos (e perguntas pessoais) e NÓS.
  • Para adiantar o processo, use mais frases com "NÓS" nelas.
    • Estão inclusos também "a gente", pronomes oblíquos átono e possessivos (nos e nosso) e os verbos conjugados na primeira pessoa do plural (irmos, gostamos, encontraremos...).
#50 História instantânea
  • Lembre-se dos momentos especiais que você teve com a pessoa, crie uma história instantânea e reconte quando quiser causa impacto.
  • Mesmo se a pessoa não for um amigo de muito tempo, vocês já terão uma história juntos.
#51 O rumor da glória
  • Elogie as pessoas quando não estiverem presentes.
  • Um elogio ganha muito mais poder quando um amigo da pessoa conta que você a elogiou.
  • Caso faça quando a pessoa estiver no momento, poderá parecer que você está apenas puxando o saco.
#52 Pombos-correio da sorte
  • Prefira carregar apenas boas notícias e elogios.
  • Quando ouvir alguém elogiando uma pessoa que você conhece, relate o fato assim que possível.
#53 Magnificência implícita
  • Jogue alguns comentários "inocentes" que pressupõem (insinuam ou deixam implícito) algo positivo sobre a pessoa com quem está conversando.
#54 Adulação acidental
  • Semelhantemente ao truque anterior, infiltre um elogio sorrateiramente dentro de sua frase.
  • O elogio parecerá acidental, sendo absorvido de forma mais natural.
    • Você olha para um foto de mãe e filha juntas e pergunta "Ela é sua irmã?".
 #55 Elogio matador
  • Procure algo específico e único sobre a pessoa, olhe em seus olhos, fale seu nome e teça um elogio marcante.
    • Prefira falar durante uma conversa privada.
    • O elogio precisa ser plausível.
    • Utilize o elogio matador apenas uma vez a cada alguns meses.
#56 Pequenos acertos
  • Não espero que amigos, colegas e amantes peçam elogios.
  • Ofereça pequenos elogios e incentivos usando frases como "Bom trabalho!", "Legal!" e "Você está linda" sempre que fizerem algo.
#57 O rápido "Nossa"
  • Na mesma velocidade dum pisca de olhos, elogie as pessoas logo após realizarem algum feito, como uma apresentação.
  • Devido à euforia do momento, seu ato será ainda mais impactante.
 #58 Efeito bumerangue
  • Quando receber um elogio, retorne a ação prontamente com outro elogio. 
  • Se nada vier à mente, apenas diga "É muito gentil de sua parte".
#59 O jogo da catacumba
  • Pergunte às pessoas mais importantes em sua vida o que gostariam que fosse inscrito em suas catacumbas. Anote.
  • Depois, quando chegar um momento importante, use suas anotações anteriores como fonte de informação para enriquecer elogios e declarações (de amizade ou amorosas).
#60 Gestos falantes 
  • Ao telefone, invoque o radialista dramático de dentro de si e transforme suas expressões em sons.
  • Consiga uma forma de tornar acenos de cabeça, sorrisos (não confunda com risos) e outros gestos em falas e barulhos.
#61 Chuveiro de nomes
  • As pessoas gostam de ouvir seus próprios nomes.
    • Então, fale-os mais frequente ao telefone.
  • Vocês parecerão mais próximos e até mais íntimos.
#62 “Ah, é você!”
  • Atenda ao celular com um tom de voz neutro e pergunte quem é.
    • Depois que a pessoa disser o nome, ria e fale com uma voz empolgada "Ah, é você!".
  • A pessoa pensará que melhorou instantaneamente seu humor.
#63 Transferência sorrateira
  • Peça para que seu funcionário (ou qualquer pessoa intermediária) procure saber primeiro quem é (ao telefone, na porta de casa, no chat...).
    • Depois de saber seu nome, diga "Vou chamar" (ou algo do gênero).
    • Momentos depois, dê as más notícias à pessoa.
  • Obviamente, essa é uma das formas de se livrar da pessoa discretamente.
#64 Cumprimente o cônjuge
  • Tente se familiarizar com quem quer que atenda ao telefone.
  • Se ligar para a casa da pessoa, cumprimente o cônjuge (ou namorada, parceira, familiares...).
    • Caso ligue para o escritório, conquiste a secretária.
  • Se a pessoa é próxima o suficiente para (ou responsável por) atender ao telefone, então a opinião dela sobre você importa.
#65 Pode falar agora?
  • Sempre que ligar para uma pessoa, pergunte se o momento é conveniente para ela.
    • Questione se ela está ocupada ou tá com tempo livre para falar.
#66 Secretária eletrônica atualizada
  • Deixe uma mensagem curta, amigável e profissional na mensagem da secretária eletrônica.
    • Corte músicas, piadas, brincadeiras etc.
  • Caso queira acrescentar uma pintada de espontaneidade e modéstia, deixe passar algumas tosses ou gaguejadas.
  • O ponto mais importante é mudá-la constantemente. 
    • O livro fala em TODO DIA.
#67 Sua audição de dez segundos
  • Enquanto disca o número, dê uma rápida limpada em sua garganta.
  • Caso caia na caixa postal, deixe uma mensagem digna de ser retornada.
#68 Ligando para VIPs
  • Ao tentar entrar com contato com VIPs, use "Ele" ou "Ela" para passar pelo intermediário.
    • Em vez de dizer "Poderia falar com o Sr. Marcus, por favor?", diga algo como "Olá, é Lucas, (Marcus) ele está?".
    • Dessa forma, o intermediário pensará que você já é alguém conhecido e íntimo.
#69 Escuto sua outra linha
  • Se ouvir um telefone tocando, bebê chorando, esposa chamando ao fundo, pergunte se não seria melhor que a pessoa atendesse ao chamado.
#70 Repetição instantânea
  • Grave todas as suas conversas de negócio e ouça-as várias vezes.
  • Analise metodicamente e veja o que poderia ser melhorado para a próxima vez.
#71 Ou come ou fala
  • Não segure comida ou bebida em festas, isso causa bloqueios entre você as demais pessoas.
  • Se for para conversar, coma antes de ir à festa.
#72 Vasculhe o cômodo
  • Quando chegar a algum tipo de reunião, pare rapidamente na entrada e lentamente observe toda a movimentação no local.
  • Veja os detalhes na parede, no teto e, principalmente, dê uma olhada nos rostos presentes.
#73 Seja o escolhedor, não o escolhido
  • Faça as coisas acontecerem ao tomar iniciativa e explorar cada face numa festa.
    • Uma delas pode ser seu futuro melhor amigo, amor de sua vida ou uma oportunidade de negócio única.
#74 Mãos convidativas
  • Em festas, mantenha uma linguagem corporal aberta.
    • Suas mãos e braços merecem uma atenção especial.
  • Mãos em forma de punhos podem passar a mensagem de "Cai fora ou socarei você".
#75 Rastreando
  • Registre pequenos detalhes da vida do seu parceiro de conversa.
  • Na próxima conversa, lembre-o de tais detalhes como se fosse algo bastante importante.
    • Faça perguntas sobre a gravidez da esposa, o novo carro, a morte do cachorro etc.
#76 Um dossiê no cartão de negócio 
  • No cartão de negócio recebido, anote detalhes sobre a pessoa, como comida favorita, time para qual torce, hobbies, onde estudou etc.
  • O mesmo pode ser feito em conversas mais comuns.
    • Use um celular para gravar o diálogo e, consequentemente, as informações.
  • Na próximo encontro, surpreenda a pessoa ao lembrar-se de tantos detalhes.
#77 Olhos atentos
  • Capture a linguagem corporal e outros sinais transmitidos de sua audiência, depois adapte sua mensagem (tom e ritmo de voz etc.) de acordo.
#78 Não vejo nem ouço gafes
  • Finja que não ouviu ou viu erros, gafes, deslizes, mancadas e outros ocorridos embaraçosos cometidos por amigos, amantes, parentes e associados.
#79 A língua prestativa
  • Quando alguém se perder contando uma história por ter sido interrompido, use frases como "Ei, continua de onde parou" depois que o motivo da parada passar.
    • Melhor ainda, demonstre que estava prestando atenção utilizando "O que aconteceu depois...(ex.: que você chegou?)".
#80 OQTPM e OQTPV
  • Sempre que propor um acordo, chamar alguém para um reunião ou pedir um favor, esclareça OQTPM (O Que Tem Para Mim) e OQTPV (O Que Tem Para Você).
    • Se qualquer agenda secreta (plano para se sair por cima) aparecer mais tarde, você será visto como uma pessoa não confiável.
#81 Deixe-os saborear o favor
  • Quando fizer um favor para um amigo, permite que, no mínimo, 24h se passem antes de pedir algo em retorno.
#82 Você está me devendo
  • Quando você faz um favor para uma pessoa, ela vai ficar te devendo.
  • Espere uma boa quantidade de tempo antes de cobrar,
    • Deixe-o pensar que você tudo pela amizade.
#83 Festas são para festejar
  • Mantenha os assuntos leve e tente fazer amizades 
  • Nada de começar discussões ou arrumar confusões porque algum adversário ou inimigo está presente.
#84 A mesa de jantar é para jantar
  • Não discuta negócio de forma pesada ou aborte assuntos desagradáveis.
  • É permitido falar sobre sonhos, desejos e projetos, podendo resultar em novas ideias.
#85 Encontros aleatórios
  • Seja você um vendedor ou qualquer outro tipo de negociante, não tente lucrar durante um encontro acidental.
#86 Esvazie seus tanques
  • Caso precise de informação, espere pacientemente que o indivíduo termine de falar.
  • Agora você pode começar a falar e preenchê-lo com suas ideias.
#87 Ecoe as emoções
  • Fatos falam, emoções gritam.
  • Ouça os fatos, mas dê uma atenção especial às emoções.
#88 Meu deslize, seu ganho
  • Transforme seus erros em benefícios para as pessoas.
  • Corrigir o vacilo pode não ser suficiente, tente compensar além do prejuízo causado.
#89 Deixe um ponto de escape
  • Sempre que pegar alguém mentindo, exagerando, distorcendo, ludibriando ou furtando, não o confronte imediatamente.
    • Entre em ação imediatamente caso seja o responsável por pegá-lo ou se estiver salvando uma pessoa inocente ao agir.
  • Tente corrigi-lo numa conversa a sós e entre num acordo para que ato não se repita mais. 
#90 Um botão-de-ouro para o chefe
  • Para garantir um tratamento especial dos profissionais (mecânicos, professores, alfaiates etc.), envie uma carta de elogio (e-mail, mensagem de texto, ligação etc.) para seus chefes.
#91 Lidere os espectadores
  • Gente grande também precisa da aprovação da plateia.
  • O orador irá te considerar como gente grande caso lidere os ouvintes numa reação positiva.
#92 Os cartões de pontos no céu
  • Imagine que você e todas as pessoas com as quais se relaciona possuem um cartão de pontos em suas cabeças.
    • Comparando duas pessoas, a com mais pontos pode exigir mais da outra.
  • Seus pontos aumentam quando você fornece benefícios. Eles diminuem quando você recebe benefícios ou causa malefícios.
    • Caso não respeite as regras, você será expulso do jogo.

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