A Única Coisa, por Gary Keller e Jay Papasan | O Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida | Review Sumarizado
Parece bastante agradável a ideia de ser mediano em tudo que faz: você conseguirá fazer várias coisas no cotidiano. Contudo, ser mediano em algo não é o suficiente para atingir o sucesso.
O que profissionais bem sucedidos tem em comum? Se observar cada um deles, perceberá que são focados em algo específico: na "única coisa".
Força de vontade funciona com uma bateria:
- Parece proveitoso querer fazer as mais variadas coisas. Com certeza, seria muito bom praticar natação, ir ao trabalho, tocar violão, praticar algum outro hobby, desenvolver alguma habilidade... Contudo, sua energia estará completamente esgotada antes mesmo que você termine sua lista diária de afazeres.
- Mesmo que consiga completar essa lista diariamente, você ainda seria mediano em todas essas atividades.
- Se ser bem sucedido para você é ser reconhecido em sua profissão (dinheiro, fama, prestígio etc.) e ser muito bom no que faz (ganhar prêmios, quebrar recordes etc.), como Steve Jobs, Ludwig van Beethoven e René Redzepi, então ser mediano em várias coisas não te levará a lugar algum.
A regra das 10.000 horas:
- Para ser bom no que faz, é requerido prática, e isso requer tempo. Na verdade, sua proficiência é determinada pela quantidade de horas gastas amolando sua habilidade.
- Então, quando você divide seu tempo para praticar várias habilidades, nunca conseguirá dedicar o tempo suficiente para ser excelente em alguma delas.
- Ex.: você possui 6 horas ao dia para praticar algo. Contudo, acaba dividindo esse tempo para aprender a tocar guitarra, cozinhar, estudar para prova e treinar.
- Qualquer profissional bem sucedido treina algumas horas por dia. Ótimos violinistas, por exemplo, trenam mais de 3 horas ao dia.
- Suponha que você queira ser um ótimo violinista, jogador de futebol, de basquete e de vôlei. Será que teria tempo e energia o suficiente para treinar diariamente?
O preço da "multitarefa":
- Antes de tudo, entenda que seu cérebro não realiza multitarefas. O máximo que ele faz é trocar o seu foco muito rapidamente entre as tarefas que estão sendo realizadas no momento.
- O problema de tentar fazer "multitarefas", isto é, fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, como ler um livro enquanto presta na fala de alguém, é que ao trocar seu foco, levará tempo para você lembrar onde parou e o que estava fazendo. Enfim, precisará de mais tempo para fazer seu cérebro lembrar todo o contexto da atividade anterior.
- Ex.: diga o mais rápido possível "1,2,3,4,5". Agora diga "A,B,C, D, E". Finalmente, diga "1A, 2B, 3C, 4D, 5E".
- Você conseguirá dizer o primeiro (-1s) e o segundo (-1s) mais ou menos no mesmo tempo. Entretanto, se tentar alternar entre as letras e os números, como feito no terceiro, levará mais tempo que se tivesse dito os dois separadamente (+3s), ou seja, começar o segundo depois de terminar o primeiro.
- Em outras palavras, fazer uma atividade por vez, na verdade, lhe poupa tempo e a tarefa pode até ser realizada com uma qualidade melhor.
Construa um hábito por vez:
- Hábitos são ferramentas poderosas utilizadas pelo cérebro. Com essas ferramentas, você faz coisas no automático sem precisar de muita energia para tal.
- Contudo, mudar ou começar um novo hábito pode ser desgastante. Isso será pior ainda se você tentar começar vário ao mesmo tempo.
- Ao tentar fazer isso, você acabará travando, isto é, não conseguirá manter nenhum dos novos hábitos.
- Para não sobrecarregar seu cérebro, desfazendo todo sua força de vontade, comece um hábito por vez. Espero-o solidificar, depois siga para o próximo.
- Para isso, aprenda como os hábitos funcionam e tenha um maior controle sobre eles.
Encontre e foque na sua "única coisa":
- Como já dito, fazer várias coisas no dia te fará apenas um "sabe pouco sobre muito", então Gary aconselha que você encontre algo, apenas uma coisa, para focar sua energia.
- Mark Zuckerberg, com certeza, não desprende tempo horas para malhar ou tocar violino. O mesmo se aplica a qualquer excepcional profissional.
- Cada um deles se dedica exclusivamente a uma profissão, a uma habilidade.
- Claro, você pode malhar ocasionalmente. Porém, nunca conseguirá o tempo necessário para ser um fisiculturista caso queira ser também um mestre-cuca.
- Assim, você ainda pode ter seus hobbies e realizar outras atividades, contudo tais coisas devem ser praticadas quando estiver com "tempo livre". Devem ser secundárias, pois sua dedicação deve ser exclusivamente ao que você escolheu para te levar ao sucesso.
Em suma, você não pode ser um experto em várias áreas. Simplesmente, não há tempo. Não há como ser um grande campeão de tênis e basquete ao mesmo tempo. Então, encontre sua "única coisa" e dedique-se a ela.
Leia também:
Deixe Um Comenário