Engula Sapos!, por Brain Tracy | Deixe de Adiar Tarefas e Faça Mais em Menos Tempo | Review Sumarizado


O tempo é uma commoditie, pois é escasso. Então, deve ser valorizado de acordo. Porém, por mais que você tente, a vida sempre parece curta demais para realizar todos os itens na sua lista de objetivos e sonhos.

Contudo, como já dizia Sêneca, filósofo do império romano, "não é que tenhamos pouco tempo para viver, mas que o desperdiçamos demais. A vida é longa o suficiente e foi nos dada na medida certa para conseguirmos fazer as maiores coisas".

Em outras palavras, o que nos falta normalmente é organização, e isso significa, por exemplo, que tendemos a fragmentar nossa atenção de várias formas e para várias coisas, resultando na falsa ideia de que estamos realizando algum tipo de multitarefa, o que é uma ilusão.

Engolir um sapo seria, no mínimo, desagradável, mas essa metáfora se refere àquelas atividades chatas e difíceis que tendemos a procrastinar. Afinal, ninguém gostaria de engolir um sapo todos os dias.

Porém, o livro que já foi vendido 1.5 milhões de vezes pelo mundo tem algo a dizer que facilitará sua degustação diária de sapos: ensinará a você como realizar tais tarefas e zerar sua lista com a ajuda de muita disciplina, decisões corretas determinação.

O sapo:
  • Se você engolisse um sapo toda manhã, todas as coisas que viessem após seriam brincadeira de criança.
  • Então, há uma questão que você deve se fazer toda manhã: o que de mais importante devo fazer hoje?
    • Essa "coisa" normalmente traria um impacto positivo em sua vida.
    • Além disso, poderia se fazer essa pergunta regularmente para poder estar fazer sempre algo produtivo.
  • Engolindo esse "sapo" diariamente pela manhã, você criará um impulso para o resto do dia.
    • Qualquer coisa além do "sapo" é uma distração.
Liste seus objetivos:
  • Para ser mais produtivo e não sentir aquela sensação de "estar desperdiçando tempo", liste seus objetivos.
  • De fato, organizar seus objetivos é uma das formas mais eficazes para combater a procrastinação.
  • Brian, então, oferece um exercício:
    • Pegue uma folha de papel e anote os seus 10 maiores objetivos que você gostaria de atingir daqui a, digamos, 6 meses.
    • Identifique o principal objetivo e trabalhe para cumpri-lo.
  • A lista não apenas servirá como uma forma de organização, mas também como um incentivo próprio. 
    • Lembra-se do sapo? Serão 10 deles listados.
Foco nas coisas mais importantes:
  • Já falei várias vezes sobre o Princípio de Pareto (80/20).
    • Basicamente, o princípio se baseia na ideia de que 80% dos efeitos (ou serviços, tarefas, lucros etc.) podem ser obtidos através de 20% das ações (esforços, realizações etc.)
    • Isso significa, por exemplo, que 20% de suas ações afetarrão 80% de sua vida.
  • Porém, a ideia principal não segue necessariamente essa proporção, mas, sim que há algumas coisas que devem ser priorizadas em detrimento de outras, pois causam impacto de forma mais significativa. 
    • Caso aplique esse princípio à lista de objetivos, perceberá mais facilmente seu poder, pois os 10 objetivos são 10 "coisas" entre milhares que farão diferença.
      • Além disso, há uma boa chance de que dois ou três deles valham mais que os restantes.
Barril de óleo:
  • Brian conta uma história de quando estava atravessando o deserto do Saara e havia centenas de quilômetro a sua frente. Tudo parecia igual.
    • Mesmo sem água e comida, sol escaldante e sem sombra, ele conseguiu atravessar. Como conseguiram? 
    • A cada alguns quilômetros, de horizonte a horizonte, eles colocavam um barril de óleo, de forma que desse para ver, a partir do barril atual, o barril anterior.
    • Fizeram isso até finalizar a travessia.
  • A lição é: quebre seus grandes objetivos em menores. 
    • A cada progresso, você verá o quanto melhorou (ao olhar para o "barril" anterior) e terá forças para seguir para o próximo "checkpoint".
Uma coisa por vez:
  • Dividir sua atenção entre a tarefa atual, notificações de celular, e-mails e ligações é um tiro no pé.
    • Na verdade, uma das coisas que mais atrapalham e diminui bastante a produtividade de alguém é a distração.
    • E isso piora quando a pessoa é impulsiva e consegue ficar sem checar o status na rede social por algumas horas.
  • Essa constante distração é tão destrutiva que, ao decorrer um ano sem a presença de notificações (celular, e-mail etc.), a pessoa terá acumulado um mês a mais de produtividade.
  • Então, quando for começar algo, desligue-se das coisas ao redor e foque até terminá-lo.
    • A perda de concentração é como quando você está quase começando a dormir e é acordado abruptamente. Obviamente, você levará  bem mais tempo agora para dormir que quando já estava no "quase sono".
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