Maestria, por George Leonard | As Chaves do Sucesso e Realização Pessoal | Sumário



Para atingir a excelência, não adianta apelar a supostos atalhos ou a genéricos programas passo-a-passo. É necessário muito tempo, pois atingir objetivos deve ser visto como apenas parte do processo.

Aprender lentamente força o aluno a observar profunda e detalhadamente todo o rito, o que o possibilita incrementar fatores que teriam passado despercebidos caso o percurso fosse mais rápido 


A trilha em direção à maestria demanda que a prática seja feita em nome da própria prática, não pelos resultados. Dessa forma, o que é difícil se tornará progressivamente mais fácil e prazeroso quanto mais praticar.

A busca pela maestria prossegue de forma indeterminada. A filosofia por trás dessa determinação internaliza a vontade pelo saber, que é uma viagem duma vida inteira.

O que é maestria?
  • É uma jornada que se inicia sempre que você começa a desenvolver uma nova habilidade.
  • O mais próximo de dominar uma habilidade ou atividade com perfeição.
  • É ser o melhor possível que a pessoa puder ser.
  • Maestria se resume à resposta para essa pergunta:
    • Quanto tempo é necessário para me tornar um mestre?
    • O tempo duma vida.
  • É saber que não há um destino final. É um caminho sem fim.
  • É uma constante aquisição de conhecimento.
  • É ser mestre, mas também ainda ser um aluno. 
  • É dominar a ordem de causa e efeito da área desejada.
Motivação e objetivos
  • Na maior parte das vezes que começamos uma nova atividade, buscamos seu domínio.
    • Não muito tempo depois, vemo-nos confrontados pelos nossos limites e falta de talento.
  • Isso se dá porque muitos de nós buscamos aprender algo apenas para impressionar alguém específico e ou receber elogios em geral.
    • Quando esse essa vontade é satisfeita, a pessoa estagna, entrando numa zona de conforto.
    • Por isso, evitamos confrontos mais desafiadores e até duelos com alguém mais habilidoso, para "não fazer feio".
  • Quem busca maestria não se deixa levar por tais futilidades.
    • Recompensas sempre virão para aqueles que tornam a prática num compromisso. Contudo, o objetivo principal não é os ganhos levianos, mas a prática.
Aprender é uma montanha russa
  • É importante salientar que um progresso exponencial é uma das coisas mais estúpidas que você pode esperar. 
  • Querer sempre estar melhor hoje que ontem é uma ilusão. O crescimento para a maestria é composto também de estagnações e declínios. 

A parada momentânea da melhora é iminente. Você não aprende uma coisa nova todos os dias nem possui uma força de vontade infinita.
Resultado de imagem para mastery curve
Observando o gráfico, podemos perceber que o crescimento é precedido por uma estagnação inicial (não havia começado ainda) e é seguido pelo desenvolvimento inicial, o qual é seguido por um breve declínio e estagnação, fechando o ciclo.
  • Vale ressaltar que o seguinte estacionamento (platô) será sempre melhor (mais alto) que seu antecessor.
    • Isso significa que, a cada nova estagnação, você sempre estará melhor que antes.
  • Você não deve focar na velocidade do aprendizado ou se sequer conseguirá chegar a um nível satisfatório.
    • A jornada é longa e a maestria não se dá no início dela.
Fique no caminho
  • Entender como se dá o processo de aprendizado é extremamente importante. Você precisa aprender, primeiramente, a respeitá-lo.
    • Ele precisa de tempo, paciência e determinação.
  • Lembre-se sempre de que ninguém aprende instantaneamente.
  • Quando você começar a entender esses princípios, perceberá que é capaz de aprender qualquer coisa que desejar.
O entusiasta, o obsessivo e o hacker
  • A maioria das pessoas desiste durante o platô, isto é, o período no qual não há progresso, apenas esforço.
  • Normalmente, isso acontece porque possuímos uma das três personalidades:
    • O entusiasta é aficionado. 
      • Começa com todo gás e consegue algum progresso no princípio.
      • Ele é um daqueles caras que pratica todo a caráter (roupas, acessórios...).
      • Quando chega ao primeiro platô, fica entediado e parte para outra atividade.
    • O obsessivo poderia ser chamado de apressadinho.
      • Quer se tornar um profissional em apenas uma aula.
      • Quer colher o fruto duma jornada em apenas uma lição.
      • Está sempre a todo vapor, dando mais duro e indo mais rápido.
      • O problema é que ele não consegue superar o fato de que a subida não é uma linha reta.
      • Eventualmente, sua energia acaba e ele cai fora.
    • O hacker ama o platô.
      • Cresce até o primeiro platô e lá fica.
      • Não se importa de ficar nele pelo resto da vida.
      • Não possuem vontade de melhorar, pois está satisfeito com o que já possui.
A importância dum instrutor

  • Sim, há coisas que você pode aprender sozinho. Contudo, a estrada à maestria requer algo a mais.
  • Para sua surpresa, ou não, um instrutor se apresenta de várias formas, como em vídeo-aulas, artigos em sites e blogs, livros e experiências de vida.
    • Mesmo assim, é recomendado algo mais pessoal e social, como um instrutor em forma de gente ou grupos de estudo. 
  • É a partir daí que a pessoa é pega pela dúvida: como saber se o instrutor é bom?
    • Há diversas características que você deve verificar. A principal é ver como ele trata seus alunos.
    • Os melhores oferecem alguma forma de envolver ativamente seus pupilos em todo o processo.
Sobrevivendo aos precipícios
  • Retrocessos sempre acontecem.
    • Eles são o que normalmente separa os mestre dos demais.
  • Para se recuperar e continuar sua jornada, você pode adotar alguns costumes:
    • Conheça pessoas que já passaram pelos mesmos momentos que você está.
      • Elas terão ótimos incentivos e conselhos para oferecer.
    • Como já disse, o objetivo por trás do desejo pela maestria é importante.
      • Tenha as razões erradas e rasas e não irá muito longe.
    • Crie hábitos e rotinas
      • Aprender, praticar e melhorar:
        • Utilize esse ciclo básico para iniciar seu caminho.
      • Praticar é a chave. É a parte onde você se esforça mais no platô (novamente, a reta sem crescimento) para se superar.
        • Transforme a prática numa rotina dum hábito, a qual leva a uma recompensa.
        • Praticar mesmo quando o melhoramento parece invisível é de suma importância.
  • Um mestre de qualquer área tende a ser também um mestre em sua prática.

Habilidades são aprendidas:
  • O homem é uma criatura do reino animal que já vem com uma inata programação para aprender.
    • O interessante é que, assim como os demais animais, sua essência se dedica a desenvolver apenas até ser "bom o suficiente".
    • Isso quer dizer que a maestria é buscada apenas pelo ser humano, o que acaba o diferenciando do restante dos seres vivos.
  • Muitos acreditam que as habilidades excepcionais que outras possuem são naturais, de nascença. 
    • Provavelmente, essa pessoa está apenas criando uma desculpa inconscientemente para sequer tentar aprender.
    • E mesmo que fosse de nascença, não custaria você ao menos tentar.
  • Já viu alguém tocando guitarra sem os braços? Aquilo foi uma habilidade desenvolvida perante uma forte força de vontade e necessidade.
  • Adotar o mindset de crescimento é necessário nessa estrada.
Maestria é para aqueles que realmente querem
  • Ela está disponível para qualquer um que queira lutar, que queira entrar no caminho do aprendizado.
    • Seja você algum superdotado, ou não, você tem que dar seu máximo até chegar ao limite pessoal. 
  • Mas não é uma coisa fácil, por isso exige tempo, esforço, paciência e consistência.
Mastreia é dor e sofrimento
  • Acredito que já ouviu a frase "sem dor, sem ganho". Essa é uma das ideias por trás do processo de maestria.
    • Isso inclui muita dedicação e trabalho.
  • No caminho, você terá problemas e situações a superar.
    • Leonard afirma que você pode chegar perto, mas não é possível chegar à maestria. 
    • E isso é importante, já que o atleta, por exemplo, sempre tentará se superar, batendo recordes.
    • Então, a recompensa não está no fim, mas no percurso.
  • Ainda assim, a parte majoritária da população prefere os consertos e bonificações rápidas. 
    • Uma alimentação saudável e exercícios perdem espaço para cirurgias.
    • Anos de trabalho e poupança são ofuscados pelo vontade de ganhar na loteria.
Rendição
  • Para que possa aprender com mais naturalidade, você precisa ser disciplinado e obediente.
    • Seu instrutor é seu mestre, e ele requer sua devoção.
  • Suponha que ele peça para você fazer certos movimentos e poses no início de cada aula.
    • Você acha tudo isso ridículo ou desnecessário.
    • Entretanto, o aluno precisa confiar no professor, mesmo quando suas intenções não estiverem tão aparentes e o aluno não entender o porquê das coisas.
      • Lembra-se do filme Karatê Kid? O Sr. Miyagi pede para Daniel lavar os carros com movimentos específicos.
      • O garoto hesita e questiona, mas realiza a tarefa. 
      • No fim, aprendeu algo porque obedeceu a seu mestre.
    • Deixe seu orgulho de lado e renda-se à autoridade e sabedoria de quem você mesmo escolheu para lhe guiar.
  • Se quiser realmente obter a maestria em algo, você deve estar disposto a continuar como um permanente iniciante e parecer um idiota se preciso for.
    • Também, deve está propenso a aceitar as falhas como uma forma de se tornar melhor

 Intencionalidade
  • A intencionalidade consiste na capacidade do indivíduo se imaginar vencendo.
    • Profissionais das mais diversas áreas fazem isso.
    • Essa prática gera autoconfiança.
  • Ele precisa manter uma clara visão do que almeja ser, tornar-se ou aonde quer chegar, mesmo que a destinação nunca seja alcançada.
Avanço contínuo:
  • O estudante busca sempre alguma forma de se desafiar e superar seus limites
    • Dessa jeito, ele não se acomoda ou desvia-se do trajeto.
Compre o livro: Estante Virtual

Leia mais:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.