Uma Questão de Caráter, por Paul Tough | Os Segredos Duma Educação de Sucesso | Review Sumarizado



Todos os pais querem que seus filhos cresçam e sejam bem-sucedidos. Não é atoa que livros e estudos sobre o assunto estão sendo cada vez mais vistos. Porém, muitas vezes os pais acabam mais atrapalhando que ajudando.

Em seu livro, Paul explica a importância de fatores tão facilmente deixados de lado, como são os casos da perseverança e autocontrole. Além disso, ele mostra que há outros aspectos (além de seu desenvolvimento cognitivo) que influenciam e muito no futuro da criança.

Isso significa que o sucesso acadêmico (na vida em geral) é mais influenciado por aspectos do caráter do jovem que pelo seu QI e outras habilidades cognitivas (como matemática, escrita, leitura e lógica).


Sim, isso significa que o método utilizado pelos pais e responsáveis visando o melhor desenvolvimento da criança não vem conduzindo na melhor direção, porque eles (e também especialistas da área) têm focado nas habilidades erradas.

Traumas na infância são gravíssimos:

  • Paul conta que os estudantes com as maiores cargas alostáticas são os que tendem mais a falhar. 
    • No contexto, carga alostática é acumulação de eventos ou fatos estressantes e traumáticos que uma criança passa.
      • Tais fatos podem ter se manifestar em forma de abuso sexual, violência física, abandono parental etc.
    • Falhar, por exemplo, significa desistir facilmente ou não se concentrar em sala de aula
  • Além de falharem mais facilmente, essas crianças tendem mais a praticar bullying. 
  • E os problemas não se limitam na forma comportamental.
    • Essas crianças possuem uma maior chance de desenvolverem doenças crônicas.
  • Quando a criança recebe uma boa criação, seu efeito positivo é profundo, agindo de forma emocional, psicológica e bioquímica.
Estresse na infância e problemas futuros:
  • Crianças que sofrem com contínuos eventos estressantes desenvolvem uma problemática impulsividade devido a problemas com o amadurecimento do córtex pré-frontal.
    • Dessa forma, elas são mais propícias a agirem de forma inconsequente, como transar sem camisinha, usar drogas e dirigir bêbado.
    • E não para por aí: seus futuros frequentemente é a cadeia, piorando ainda mais suas trajetórias de vida.
    • Além do mais, a possibilidade dum bom desempenho nos estudos é duramente ameaçada.
  • Não há como evitar completamente que seus filhos passem por momentos estressantes, porém, para contrabalancear, os pais precisam ser atenciosos e carinhosos.
    • Um saudável apego é o melhor remédio que os pais podem oferecer aos filhos.
      • A mãe possui superpoderes nesse quesito. 
      • Brincar com joguinhos de memória é importante, mas não se esqueça de demonstrar afeto.
  • Observando ratos, foi percebido que a mãe nutria e cuidava mais de alguns de seus filhotes. Essas variáveis fizeram com que os bebês preferidos da mãe se tornassem mais saudáveis e felizes, tendo uma seleta vida de rato.
    • Os pais precisam satisfazer suas necessidades emocionais, por exemplo, através de abraços e atenção.
Hipótese cognitiva:
  • Segundo a hipótese, os mais eficientes indicadores de um futuro de sucesso duma criança são suas habilidades cognitivas, como calcular e reconhecer padrões. 
  • Ela é relativamente nova, pois surgiu na década de 90. 
    • Segundo ela, quanto mais cedo o cérebro da criança for estimulado, melhores serão suas habilidades acadêmicas quando mais velha, aumentando suas chances de ser bem-sucedida.
  • Simplificando, essas são as habilidades que normalmente são testadas em exames e provas.
  • Porém, mesmo acertando em muitas áreas, ela é muito linear, mesmo sendo famosa por ser de fácil entendimento.
    • Treino cedo: sucesso garantido. 
    • Sem treino ou atrasado: sucesso em risco.
  • Essa simplicidade causa limitações, pois o sucesso da criança não dependerá da quantidade de coisas que você enfia em sua cabeça, mas de quão bem estruturado é seu caráter.
Problemas parentais:

  • Um problema frequentemente visto é fato de pais porem as necessidades afetivas do filho sob seus feitos acadêmicos.
    • Infelizmente, os pais negligenciam o lado emocional do filho ao pressioná-los demasiadamente a irem bem na escola, o que, ironicamente, causa o contrário.
  • Pais superprotetores atrapalham o processo natural do aprendizado com o erro.
    • Então, eles se tornam a única fonte (uma fonte externa) de afirmação para o filho.
    • Quando vier uma adversidade, a criança não terá força interna para sobrepujá-la e cederão.
Uma questão de caráter:
  • Como visto, as habilidades cognitivas não são as únicas que devem receber atenção. E alguns estudos mostrados no livro respaldam tal afirmação.
  • O caráter, também chamado de personalidade, é composto de vários aspectos, e os citados num dos estudos são: otimismo, determinação (perseverança), autocontrole, entusiasmo, inteligência social, gratidão e curiosidade.
    • Não quer dizer que as habilidades cognitivas não são importantes, mas habilidades sociais e certas características do comportamento são as que mais fazem diferença, isto é, que trazem a maior parte dos benefícios.
Otimismo:
  • Mesmo sendo duramente derrubado, ele prontamente se levanta. 
  •  O psicólogo Martin Seligman identificou os três P's (Personalisation, Permanence e Pervasiveness), que são elementos do estilo explicativo tanto dos pessimistas quanto dos otimistas.
    • O otimista acredita que as ocorrências ruins são temporárias (Permanence), exclusivas a certas áreas (Pervasiveness) e impessoais (Personalisation).
      • O pessimista acredita que os fatos ruins são permanentes, vão se espalhar a todas as áreas de sua vida e que a culpa é exclusivamente dele.
  • Obviamente, o otimista tenta e persiste mais.
Perseverança:
  • Crianças estressadas dispõem duma extrema dificuldade de se manterem batalhando por algo quando aparece qualquer sentimento negativo no caminho.
    • Como já dito, evitar o estresse crônico na infância é de vital importância.
    • Mas vale ressaltar que as crianças precisam de limites, então devem ingerir vitamina N (não) de forma balanceada.
  • Crianças ricas possuem tudo que querem e são moldadas pelos pais para atingirem o sucesso. Contudo, não se deparam com muitas falhas.
    • Assim, quando falham, são muito mais suscetíveis a desistirem.
  • Não são os alunos mais inteligentes que mais terminam o ensino médio, porém os mais perseverantes.
    • Isso acontece porque pessoas inteligentes normalmente possui uma vantagem inicial, mas que desaparece com o tempo.
Entusiasmo:
  • Também é um bom indicador relacionado a pessoas que obtiveram o sucesso financeiro, pois elas se dão o trabalho de aprender e estudar assuntos comumente visto como entediantes.
Autocontrole: 
  • É a capacidade de controlar a impulsividade e ser apto a deixar de lado as decisões automáticas e escolher opções mais proveitosas.
  • Num teste usando marshmallows, um grupo de crianças recebem duas opções:
    • Ou comer o confeito agora ou não comê-lo e esperar por um tempo não anunciado. Quem esperasse, receberia dois marshmallows.
    • Foi concluído que as crianças que esperaram tiveram mais sucesso no futuro, pois tiveram mais autocontrole.
  • Esse teste mostra a importância da criança aprender a abrir mão de algo bom hoje para conseguir algo excelente amanhã.
    • É a chamada gratificação adiada ou recompensa diferida. 
Inteligência: se nasce com ela e não pode ser mudada ou pode ser aumentada e melhorada com prática e estudos?
  • O estudo apontou que pessoas menos inteligentes que apresentam um mindset de crescimento, tentam mais e lidam de forma mais sensata com falhas.
Por fim, aconselho fortemente a ler o livro, pois ele entra em bem mais detalhes citando descobertas, análises e estudos científicos. Adicionalmente, o autor menciona bem mais exemplos reais de crianças que foram (ou não) bem-sucedidas, o que corrobora mais ainda para comprovar e dar credibilidade ao ponto principal da obra.


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