Fluxo, por Mihaly Csikszentmihalyi | A Psicologia Duma Experiência Otimizada | Review Tradução
O autor Mihaly, psicólogo e húngaro, conseguiu estabelecer o caminho, ou a fórmula se preferir, para uma vida de satisfação e genuína felicidade. Consegue adivinhar?
Ele chama esse estado de consciência de "flow" (fluir, fluidez ou fluxo no bom português). Quando a pessoa está neste estado, ela consegue apreciar mais aprofundadamente suas atividades. Além disso, sua capacidade criativa dispara e sua vida se torna mais prazerosa.
Interessado? Nesse livro, Csikszentmihalyi não só aborda o fluxo e suas características peculiares e fascinantes, como também ensina a controlá-lo e usá-lo ao seu favor. Tudo isso com o poder da mente e a compreensão de como a consciência.
"A pessoa pode se fazer feliz ou miserável, não importando o que aconteça do 'lado de fora', através da mudança do conteúdo que paira em sua consciência", Mihaly Csikszentmihalyi.
A felicidade interna:
- As pessoas tendem a se enganar pensando que sua felicidade virá apenas através de estímulos externos, e isso normalmente se traduz em bens materiais.
- Já falei sobre esse assunto em "O Homem Em Busca De Sentida", por Viktor Frankl.
- Contudo, não é assim que a felicidade funciona:
- Quando o indivíduo já possui o mínimo para viver dignamente, o aumento de posses (casas, carros, joias etc.) não trará uma genuína felicidade.
- A boa sensação de comprar um modelo novo de celular só porque ele é mais novo será sobreposta por outra vontade de comprar outro celular um ou dois anos.
- A satisfação causada pela aquisição de bens materiais é passageira, não podendo ser considerada uma felicidade "verdadeira".
- Isso se dá porque o ponto base da felicidade irá mudar sempre que algo bom ou ruim acontecer.
- Então, como chegar a essa tal felicidade genuína?
- Fazendo uma mudança interna, alterando seu estado de consciência.
O fluxo:
- Neste estado mental, a pessoa fica completamente envolvida no que está fazendo, o que faz com que seu cérebro não possua tempo para focar em qualquer outra coisa.
- A concentração é tão intensa que a percepção de tempo é distorcida.
- Acontece muito, por exemplo, quando a pessoa está jogando videogame ou praticando algum esporte intensivo.
- Porém, vale ressaltar que, a menos que você trabalhe na área, o gasto excessivo de tempo com videogames pode acarretar em problemas em sua vida, traduzindo-se numa improdutividade generalizada.
- A ideia é levar o fluxo para sua vida pessoal e profissional.
- Você poderá, então, se concentrar corretamente em seu trabalho, sendo capaz de trabalhar horas sem que suas preocupações o atrapalhem.
Encontrando o fluxo:
- Você precisa encontrar algo que ofereça algum tipo de desafio.
- Porém, nada que vá muito além de suas capacidades, pois gerará ansiosidade e insegurança, fazendo você desistir.
- Em contrapartida é necessário que a tarefa seja digna de suas habilidades. Caso contrário, o tédio irá te derrubar.
- Dessa forma, o fluxo acontece quando o desafio oferece uma harmonia entre sua dificuldade e as habilidades exigidas.
- Aliás, no livro "A Ascensão do Super-homem", Steven Kotler faz uma ótima contribuição citando algo chamado "gatilhos externos".
- São fatores que envolvem, por exemplo, imprevisibilidade e novidades.
- Uma caminhada pela floresta, explorar uma caverna, viajar para um lugar que nunca foi etc.
- Outros tipos de gatilhos externos inclui uma profunda incorporação. Traduzindo, é ato de a pessoa estar tão focado em algo, que o cérebro será forçado a não processar informações demais (como no caso do videogame citado acima).
- Acontece também ao praticar exercícios físicos, artes marciais, fazer escaladas etc.
O problema com redes sociais e TV:
- "E se assistir TV o dia todo me faz feliz?", você me pergunta. "Eu me sinto bastante feliz chegando meu status o dia todo no Facebook", você me assegura.
- Mas o quão real é essa sua suposta felicidade?
- Com certeza, suas atividades (TV e Facebook) em consideração nunca farão você sentir o fluxo, pois não oferecem desafio algum ou exige alguma habilidade específica.
- De fato, você entra num estado de apatia ou fica entediado. Adicionalmente, devido à enxurrada de informações negativas vindas das notícias diárias, você ficará preocupado com tudo que tiver direito.
- Então, fuja desses tipos de atividades e tente buscar o fluxo, podendo atingir um estado mágico de extasia.
Leia também:
Deixe Um Comenário