Tribos, por Seth Godin | Nós Precisamos de Você Para Nos Liderar | Marketing Automático
Este livro foca mais em liderança, motivação e inspiração. Contudo, também cita coisas importantes sobre divulgação e lucro.
O livro não tem como objetivo ser um manual passo-a-passo, mas foca em exemplos de tribos de forma prática explicando como os elementos se relacionam.
A tribo: é um grupo de pessoas conectadas entre si que estão conectadas a um líder e a uma ideia.
- Para a formação duma tribo, duas coisas no mínimo devem existir:
- Um interesse em comum e um meio de comunicação.
- Antigamente, esses grupos só se organizavam local e fisicamente. Hoje em dia, com a internet, as tribos se multiplicaram, o que possibilitou que as pessoas pudessem se conectar por todo o mundo.
- Os nichos disponíveis são praticamente infinitos.
- Faz parte da natureza humana querer pertencer a algo.
- Quando tais interesses se assemelham, dão origem às tribos.
- Vale ressaltar que as pessoas tendem a pertencer a várias tribos.
- A coisa mais fácil é reagir. Paralelamente, é fácil também responder. Contudo, é incrivelmente difícil iniciar algo.
- Prefira responder em detrimento de simplesmente reagir, pois o segundo é baseado em pura intuição e instinto.
- Além disso, não há melhor momento para dar início a algo que o status quo vigente.
- Tente criar uma tribo que requeira comprometimento antes de sucesso, senão não terá nenhum.
- Felizmente, serão cada vez mais bem-sucedidas de acordo com seu crescimento.
Lidere: você mesmo pode criar e liderar sua própria tribo. Cada pessoa, como indivíduo, tem a habilidade de liderar.
- Não há como existir uma tribo sem um líder, porém também não há como existir um líder sem uma tribo.
- O bom líder normalmente:
- Possui uma causa que gera interesse.
- Acredita que chegará aonde almeja chegar.
- Ajuda outros líderes a aumentar suas tribos.
- É persistente e sabe motivar.
- Os novos líderes podem ser vistos como hereges, já que ele desafiam as tribos já existentes e cria suas próprias.
- Grandes líderes não buscam ser o centro das atenções, mas sabe usá-las eficientemente.
- Como já disse, as opções são muitas, basta você se identificar e investir nela.
- Que tal uma página no Facebook?
- Talvez um canal no YouTube ou um blog?
- Obviamente, você pode lucrar durante o processo:
- Você pode pedir doações, lucrar com propagandas, criar um Patreon, Apoia-se etc.
O marketing: se você conseguir liderar uma tribo dum produto, por exemplo, o marketing será automático e sem custo.
- Isso é bastante claro ao observamos pessoas interessadas em calçados, carros, entre muitos outros exemplos.
- Eles se reúnem em sites, redes sociais, bares, shoppings e interagem entre si.
- Postam fotos, mostram o produto a amigos e familiares.
- As pessoas gostam de usar produtos de marca. Se exibir. Isso acaba sendo uma ótima forma de propaganda.
- A Apple é mestra nisso.
- Você precisa encontrar pessoas que acreditem em sua marca, que te suportem e aposte em sua ideia.
- Lembre-se: as pessoas só falarão sobre seu produto caso valha a pena.
- Também lembre-se de que a qualidade sobrepõe a quantidade de várias formas:
- São seus reais seguidores que doarão ou serão seus patrões.
- Eles também divulgarão seu trabalho fielmente e normalmente de graça.
- Não tema as críticas.
- Não só é sinal de que alguém sequer tá prestando atenção em você, como também serve como um diagnóstico.
- Afinal, melhorar constantemente seu produto deve estar sempre em mente.
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