Growth Hacker Marketing, por Ryan Holiday | Método Eficaz e Barato de Divulgar Produtos e Serviços | Review Sumarizado
Como você divulga seu produto? Tem certeza que o
faz da forma correta ou mais eficaz? Ryan Holiday, em seu livro, nos diz que
devemos mudar a forma que propagamos nossos produtos, isto é, abandonar as
formas tradicionais de marketing.
Adaptação
do produto ao mercado: o produto deve ser mudado para se adequar o produto
de acordo de acordo com as reações dos consumidores.
- Comece como um MVP: Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) e esteja atento aos consumidores.
- Escute, mude e repita o processo até conseguir um resultado satisfatório.
- Burbn começou como aplicativo de rede social baseado em localizações, tendo fotos como opcionais.
- Ao observar seus usuários, perceberam que os mesmos só focavam nas fotos e filtros.
- Levaram isso em consideração e relançaram como Instagram, um App de fotos e filtros, o qual foi vendido mais tarde por $1 bilhão ao Facebook.
Hack
de crescimento: consiga uma forma de viralizar seu produto de
forma barata.
- Normalmente, requer muitas tentativas e criatividades.
- As pessoas estão muito presas nas formas convencionais de divulgação, contudo esse tipo de propagando normalmente e só funciona em nível de subconsciente.
- O ponto importante é encontrar um modo de divulgar seu produto perpetuamente, como um sistema de pirâmide, como um vírus.
- Um serviço de qualidade por funcionar dessa forma:
- Você faz um bom serviço, o cliente aprova e te indica para mais pessoas.
- Em alguns serviços de mensagens, as mensagens irão com uma simples divulgação, algo como “enviado do meu iPhone” ou “Obtenha seu e-mail no Hotmail. É grátis.”.
- É algo simples e praticamente sem custo.
- As próprias pessoas trabalharão para divulgar seu produto.
- Algumas empresas oferecem recompensas caso você consiga trazer amigos e conhecidos para usarem seus produtos.
- Dropbox inicialmente oferecia Megas extras caso você ligue sua conta do Facebook ao serviço.
- Certas empresas até criam clientes e resultados falsos, dando a ideia de que o produto/serviço é muito adquirido e usado, além de impulsionar a pessoa a continuar usando-o.
- Nunca viu restaurantes que pagam para pessoas fingirem ser clientes?
- O site Reddit começou com centenas de usuários falsos, instigando as pessoas a se inscreverem.
Você não precisa ter um
produto perfeito, só precisa ter um produto suficiente para que as pessoas o comprem
e deem feedback. Além disso, resista à tentação de investir pesado inicialmente.
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