Growth Hacker Marketing, por Ryan Holiday | Método Eficaz e Barato de Divulgar Produtos e Serviços | Review Sumarizado


Como você divulga seu produto? Tem certeza que o faz da forma correta ou mais eficaz? Ryan Holiday, em seu livro, nos diz que devemos mudar a forma que propagamos nossos produtos, isto é, abandonar as formas tradicionais de marketing.

Adaptação do produto ao mercado: o produto deve ser mudado para se adequar o produto de acordo de acordo com as reações dos consumidores.
  • Comece como um MVP: Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) e esteja atento aos consumidores.
    • Escute, mude e repita o processo até conseguir um resultado satisfatório.
  • Burbn começou como aplicativo de rede social baseado em localizações, tendo fotos como opcionais.
    • Ao observar seus usuários, perceberam que os mesmos só focavam nas fotos e filtros.
    • Levaram isso em consideração e relançaram como Instagram, um App de fotos e filtros, o qual foi vendido mais tarde por $1 bilhão ao Facebook.

Hack de crescimento: consiga uma forma de viralizar seu produto de forma barata.

  • Normalmente, requer muitas tentativas e criatividades.
  • As pessoas estão muito presas nas formas convencionais de divulgação, contudo esse tipo de propagando normalmente e só funciona em nível de subconsciente.
  • O ponto importante é encontrar um modo de divulgar seu produto perpetuamente, como um sistema de pirâmide, como um vírus.
    • Um serviço de qualidade por funcionar dessa forma:
      • Você faz um bom serviço, o cliente aprova e te indica para mais pessoas.
    • Em alguns serviços de mensagens, as mensagens irão com uma simples divulgação, algo como “enviado do meu iPhone” ou “Obtenha seu e-mail no Hotmail. É grátis.”.
      • É algo simples e praticamente sem custo.
      • As próprias pessoas trabalharão para divulgar seu produto.
    • Algumas empresas oferecem recompensas caso você consiga trazer amigos e conhecidos para usarem seus produtos.
      • Dropbox inicialmente oferecia Megas extras caso você ligue sua conta do Facebook ao serviço.
    • Certas empresas até criam clientes e resultados falsos, dando a ideia de que o produto/serviço é muito adquirido e usado, além de impulsionar a pessoa a continuar usando-o.
      • Nunca viu restaurantes que pagam para pessoas fingirem ser clientes?
      • O site Reddit começou com centenas de usuários falsos, instigando as pessoas a se inscreverem.

Você não precisa ter um produto perfeito, só precisa ter um produto suficiente para que as pessoas o comprem e deem feedback. Além disso, resista à tentação de investir pesado inicialmente.

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