Contágio, por Jonah Berger | Por Que as Coisas Pegam | Sumário

Por que certos produtos estão sempre na boca do povo? Por que as pessoas preferem esse a aquele produto? Por que certas coisas pegam e outras não? Isso é o que Jonah Berger explica em seu livro.

Contágio se utiliza duma pesquisa inovadora e histórias impactantes. O livro mostra como uma churrascaria de luxo conseguiu ficar famosa através do bife de queijo, por que os comerciais antidrogas podem ter um efeito contrário e por que mais de milhões de pessoas compartilharam vídeos certos vídeos e publicações.

Seja você um gerente de uma grande empresa, um pequeno empresário tentando aumentar a clientela, um político em plena eleição ou um funcionário da saúde tentando conseguir atenção, Contágio irá lhe mostrar como fazer o seu produto ou ideia viralizar.

Moeda social: 
  • Se a pessoa consumir o produto, o que isso vai dizer sobre ela ou o que ela vai querer dizer sobre ele? 
    • Será que ela sequer vai querer falar sobre ele a um amigo?
    • Tendo um iPhone, será bem mais provável que você tire uma foto mostrando o logo da marca no espelho.
    • Seu público prefere compartilhar algo sobre religião ou sobre moda? Sobre política ou sobre comida?
  • O efeito halo:
    • Tudo o que a pessoa posta na rede social (a roupa que usa, os locais que frequenta...) molda como as pessoas a veem. 
  • Compartilhar opiniões pessoais ativam os mesmos circuitos cerebrais que respondem a recompensas como alimentos e dinheiro.
  • O foco é fazer o seu conteúdo ou produto mostrar algo positivo sobre a pessoa que o consome ou compartilha. 
    • Isso inclui fazê-la aparentar ser inteligente, rico, bem humorado, popular etc.
  • Adicionalmente, faça seu produto e quem o usa (ou fala sobre ele) parecer interessante, exclusivo, distinto, atrativo, bem-sucedido.
Gatilhos
  • O que faz as pessoas se lembrarem do seu produto ou conteúdo?
  • O que as motivam a comprar um produto, compartilhar um vídeo ou publicação?
    • Há pessoas que só se lembram de curtir o vídeo quando o produtor de conteúdo as pede.
  • Uma parte do marketing dum produto é associá-lo a algum gatilho, isto é, associe seu produto com o máximo de atividades possíveis nas vidas das pessoas.
  • Imagens, cheiros e sons podem desencadear relacionados pensamentos e ideias, fazendo com que seus produtos sejam mais facilmente lembrados.
    • O café é uma bebida bem famosa no Brasil, então se você associá-la a seu produto, o café servirá como "gatilho".
    • Uma Coca-Cola é associada à cor vermelha e músicas.
  • Vale lembrar que o que realmente importa é a rotina ativada pelo gatilho
    • Quanto mais gatilhos seu produto tiver, mais facilmente será lembrando pelos possíveis clientes.
  • Não surpreendentemente, produtos vistos como interessantes recebem mais publicidade boca-a-boca imediata.
    • Ela ocorre quando você conta detalhes de uma experiência ou compartilha novas informações que você adquiriu logo após a ocorrência.
  • Habitats
    • Os produtos possuem um ambiente natural ou típico.
    • Um comercial de hambúrgueres irá se passar normalmente numa lanchonete.
    • Um comercial de facas irá se passar numa cozinha, churrasco, açougue etc.  
Emoções 
  • A maior parte das pessoas verifica o que os outros compartilharam em vez de procurar algo por si só na Internet.
  • Conteúdos que causam (ou apresentam) algum tipo de emoção despertam mais o interesse das pessoas.
    • Quando nos importamos, nós compartilhamos.
  • Tente causar um "Oh!". 
    • Coisas como inteligência, criatividade, beleza e poder impacta e impressiona as pessoas.
    • É a experiência de confrontar algo maior do que ela.
  • O fofo, assustador, empolgante, engraçado, indignante, angustiante e surpreendente podem ser devidamente explorados.
    • Vídeos de bebês e cachorrinhos fazem sucesso.
    • Certa apresentação que surpreende o público também.
    • Quem não quer ouvir uma boa piada?
    • A indignação coletiva é bem presente perante um ato covarde.
  • Porém, as pessoas não gostam de ver coisas que as deixem tristes. 
    • Então, evite-as.
Opinião púbica: 
  • O que todos estão fazendo?
    • Fazer algo mais visível facilita a imitação.
  • A opinião pública é a "pressão" que os indivíduos sofrem ao verem outras pessoas fazendo (usando, comendo etc.) determinadas coisas.
    • Tá todo mundo comendo A, usando B e fazendo C.
    • Você, no mínimo, ficará curioso sobre o porquê.
  • Percebeu que os produtos da Apple possuem o logo da empresa neles?
    • A empresa mostra seus produtos sendo usados nos filmes, tornando-os famosos.
    • "Se tem tanta gente usando, deve ser porque é bom", tendemos a pensar.
    • Buscamos segurança, e é por isso que buscamos por coisas que já foram "aprovadas".
  • O mais legal disso é que essa "pressão pública" funciona como propaganda gratuita
  • Portanto, é importante que as pessoas possam ver quando os outros estiverem usando seu produto.
  • Mais sobre aprovação social nos subtópicos:
Valor prático
  • O que seu conteúdo está agregando aos outros?
    • O pessoal gosta de ser viso como útil e prestativo. 
    • Então, ele não só valoriza, mas compartilha o que é prático e útil.
  • Julgamentos e decisões não são sempre racionais ou metódicos. 
    • Em vez disso, eles são baseados em princípios psicológicos de como as pessoas percebem e processam informações.
  • Disponibilidade e escassez:
    • Produtos oferecidos em promoções com um limite curto de duração ou em quantidade limitada farão as pessoas ir correndo comprá-los.
  • O produto deve possuir o máximo de utilidade para o público alvo ou as pessoas em geral.
    • Quanto mais útil for seu produto/conteúdo, mais facilmente será comprado.
  • Esse blog tem como objetivo ajudar as pessoas a maximizar seus potenciais através de sumários de livros.
  • Se a pessoa tomou um Chá que realizou um verdadeiro milagre, ela irá indicá-lo para o vizinho.
    • Vai indicar um tênis confortável, uma refeição pronta saudável.
Histórias 
  • Faça seu produto ser parte de uma.
    • As histórias proporcionam lições, aprendizado moral, informações ou uma mensagem de levar para casa.
  • Todo mundo conta histórias, fatos interessantes e boatos.
    • Seu objetivo é torna seu produto parte dessa prática.
  • As pessoas não focam em informações, mas em narrativas.
  • As histórias economizam tempo e diminui o incômodo, fornecendo as informações duma forma fácil de lembrar
  • Tente fazer as história mais pessoais e palpáveis para que elas sejam mais credíveis.
  • Introduza seu produto numa narrativa que as pessoas queiram compartilhar.
  • As histórias grudam:
    • Se as pessoa gostarem do início, ficarão para saberem a conclusão. 
  • Como já dito, tente empacotar e comunicar seu produto numa história ou narrativa:
    • Uma pessoa está caminhando numa trilha com seu tênis novo (devidamente mostrado). Aparece um urso, então ela começa a correr desesperadamente. Depois dum rápido drama, ela consegue escapar.

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