Contágio, por Jonah Berger | Por Que as Coisas Pegam | Sumário
Por que certos produtos estão sempre na boca do povo? Por que as pessoas preferem esse a aquele produto? Por que certas coisas pegam e outras não? Isso é o que Jonah Berger explica em seu livro.
Contágio se utiliza duma pesquisa inovadora e histórias impactantes. O livro mostra como uma churrascaria de luxo conseguiu ficar famosa através do bife de queijo, por que os comerciais antidrogas podem ter um efeito contrário e por que mais de milhões de pessoas compartilharam vídeos certos vídeos e publicações.
Seja você um gerente de uma grande empresa, um pequeno empresário tentando aumentar a clientela, um político em plena eleição ou um funcionário da saúde tentando conseguir atenção, Contágio irá lhe mostrar como fazer o seu produto ou ideia viralizar.
Contágio se utiliza duma pesquisa inovadora e histórias impactantes. O livro mostra como uma churrascaria de luxo conseguiu ficar famosa através do bife de queijo, por que os comerciais antidrogas podem ter um efeito contrário e por que mais de milhões de pessoas compartilharam vídeos certos vídeos e publicações.
Seja você um gerente de uma grande empresa, um pequeno empresário tentando aumentar a clientela, um político em plena eleição ou um funcionário da saúde tentando conseguir atenção, Contágio irá lhe mostrar como fazer o seu produto ou ideia viralizar.
Moeda social:
- Se a pessoa consumir o produto, o que isso vai dizer sobre ela ou o que ela vai querer dizer sobre ele?
- Será que ela sequer vai querer falar sobre ele a um amigo?
- Tendo um iPhone, será bem mais provável que você tire uma foto mostrando o logo da marca no espelho.
- Seu público prefere compartilhar algo sobre religião ou sobre moda? Sobre política ou sobre comida?
- O efeito halo:
- Tudo o que a pessoa posta na rede social (a roupa que usa, os locais que frequenta...) molda como as pessoas a veem.
- Compartilhar opiniões pessoais ativam os mesmos circuitos cerebrais que respondem a recompensas como alimentos e dinheiro.
- O foco é fazer o seu conteúdo ou produto mostrar algo positivo sobre a pessoa que o consome ou compartilha.
- Isso inclui fazê-la aparentar ser inteligente, rico, bem humorado, popular etc.
- Adicionalmente, faça seu produto e quem o usa (ou fala sobre ele) parecer interessante, exclusivo, distinto, atrativo, bem-sucedido.
Gatilhos
- O que faz as pessoas se lembrarem do seu produto ou conteúdo?
- O que as motivam a comprar um produto, compartilhar um vídeo ou publicação?
- Há pessoas que só se lembram de curtir o vídeo quando o produtor de conteúdo as pede.
- Uma parte do marketing dum produto é associá-lo a algum gatilho, isto é, associe seu produto com o máximo de atividades possíveis nas vidas das pessoas.
- Imagens, cheiros e sons podem desencadear relacionados pensamentos e ideias, fazendo com que seus produtos sejam mais facilmente lembrados.
- O café é uma bebida bem famosa no Brasil, então se você associá-la a seu produto, o café servirá como "gatilho".
- Uma Coca-Cola é associada à cor vermelha e músicas.
- Vale lembrar que o que realmente importa é a rotina ativada pelo gatilho.
- Quanto mais gatilhos seu produto tiver, mais facilmente será lembrando pelos possíveis clientes.
- Não surpreendentemente, produtos vistos como interessantes recebem mais publicidade boca-a-boca imediata.
- Ela ocorre quando você conta detalhes de uma experiência ou compartilha novas informações que você adquiriu logo após a ocorrência.
- Habitats
- Os produtos possuem um ambiente natural ou típico.
- Um comercial de hambúrgueres irá se passar normalmente numa lanchonete.
- Um comercial de facas irá se passar numa cozinha, churrasco, açougue etc.
- A maior parte das pessoas verifica o que os outros compartilharam em vez de procurar algo por si só na Internet.
- Conteúdos que causam (ou apresentam) algum tipo de emoção despertam mais o interesse das pessoas.
- Quando nos importamos, nós compartilhamos.
- Tente causar um "Oh!".
- Coisas como inteligência, criatividade, beleza e poder impacta e impressiona as pessoas.
- É a experiência de confrontar algo maior do que ela.
- O fofo, assustador, empolgante, engraçado, indignante, angustiante e surpreendente podem ser devidamente explorados.
- Vídeos de bebês e cachorrinhos fazem sucesso.
- Certa apresentação que surpreende o público também.
- Quem não quer ouvir uma boa piada?
- A indignação coletiva é bem presente perante um ato covarde.
- Porém, as pessoas não gostam de ver coisas que as deixem tristes.
- Então, evite-as.
Opinião púbica:
- O que todos estão fazendo?
- Fazer algo mais visível facilita a imitação.
- A opinião pública é a "pressão" que os indivíduos sofrem ao verem outras pessoas fazendo (usando, comendo etc.) determinadas coisas.
- Tá todo mundo comendo A, usando B e fazendo C.
- Você, no mínimo, ficará curioso sobre o porquê.
- Percebeu que os produtos da Apple possuem o logo da empresa neles?
- A empresa mostra seus produtos sendo usados nos filmes, tornando-os famosos.
- "Se tem tanta gente usando, deve ser porque é bom", tendemos a pensar.
- Buscamos segurança, e é por isso que buscamos por coisas que já foram "aprovadas".
- O mais legal disso é que essa "pressão pública" funciona como propaganda gratuita.
- Portanto, é importante que as pessoas possam ver quando os outros estiverem usando seu produto.
- Mais sobre aprovação social nos subtópicos:
- O que seu conteúdo está agregando aos outros?
- O pessoal gosta de ser viso como útil e prestativo.
- Então, ele não só valoriza, mas compartilha o que é prático e útil.
- Julgamentos e decisões não são sempre racionais ou metódicos.
- Em vez disso, eles são baseados em princípios psicológicos de como as pessoas percebem e processam informações.
- Disponibilidade e escassez:
- Produtos oferecidos em promoções com um limite curto de duração ou em quantidade limitada farão as pessoas ir correndo comprá-los.
- O produto deve possuir o máximo de utilidade para o público alvo ou as pessoas em geral.
- Quanto mais útil for seu produto/conteúdo, mais facilmente será comprado.
- Esse blog tem como objetivo ajudar as pessoas a maximizar seus potenciais através de sumários de livros.
- Muita gente vai querer mostrar ao amigo como ser mais influente ou mostrar aos pais como dormir melhor.
- Se a pessoa tomou um Chá que realizou um verdadeiro milagre, ela irá indicá-lo para o vizinho.
- Vai indicar um tênis confortável, uma refeição pronta saudável.
Histórias
- Faça seu produto ser parte de uma.
- As histórias proporcionam lições, aprendizado moral, informações ou uma mensagem de levar para casa.
- Todo mundo conta histórias, fatos interessantes e boatos.
- Seu objetivo é torna seu produto parte dessa prática.
- As pessoas não focam em informações, mas em narrativas.
- As histórias economizam tempo e diminui o incômodo, fornecendo as informações duma forma fácil de lembrar
- Tente fazer as história mais pessoais e palpáveis para que elas sejam mais credíveis.
- Introduza seu produto numa narrativa que as pessoas queiram compartilhar.
- As histórias grudam:
- Se as pessoa gostarem do início, ficarão para saberem a conclusão.
- Como já dito, tente empacotar e comunicar seu produto numa história ou narrativa:
- Uma pessoa está caminhando numa trilha com seu tênis novo (devidamente mostrado). Aparece um urso, então ela começa a correr desesperadamente. Depois dum rápido drama, ela consegue escapar.
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