Faça Todo Mundo Gostar de Você em 90 Segundos, por Nicholas Boothman | Sumário
Rápido! Você tem 90 segundos para passar uma boa impressão e não traumatizar a outra pessoa pelo resto da vida. Calma. Não é tão dramático assim. Mas, sim, a primeira impressão é extremamente importante no meio social e de negócios.
O título do livro parece bem tentador, não é? Afinal, quem não gostaria de ser visto como amigável, confiável e simpático em menos de 2 minutos de interação?
O ser humano é uma criatura social. Como tal, beneficia-se imensamente das interações com os demais indivíduos integrantes da sociedade. Porém, é necessário expandir seus horizontes e não ficar preso a grupos muito fechados para conseguir colher o que há de melhor na vida social.
O ser humano é uma criatura social. Como tal, beneficia-se imensamente das interações com os demais indivíduos integrantes da sociedade. Porém, é necessário expandir seus horizontes e não ficar preso a grupos muito fechados para conseguir colher o que há de melhor na vida social.
Entretanto, se estiver pensando que esse livro abrange apenas situações mais casuais ou amorosas, não poderia estar mais enganado: ele compõe uma vasta lista de dicas e truques (com base sólida) que comporta muitas outras áreas da vida, como ao ensinar, colaborar, negociar e vender.
Aprenda como usar sua linguagem corporal e tom de voz, entre outras armas próprias, para fazer as pessoas inconscientemente gostar de você. Além disso, a obra ainda aborda temas como atitude, nervosismo e truques que manterão a conversa mais agradável e fluida.
Atitude
- Apenas quando se sabe o que espera do encontro e da conversa em si, você conseguirá se concentrar devidamente, adotando a correta atitude.
- Sua atitude controla sua mente.
- Atribui a qualidade e o tom de seus pensamentos, voz e palavras faladas.
- Adicionalmente, determina sua linguagem corporal.
- Atitudes úteis definem positivamente sua vida.
- Ser animado, interessado, empático etc.
- O contrário acontece quando você se torna entediado, estressado, desrespeitoso, ansioso, rude etc.
- Ela é sua para fazer o que quiser.
- Ao ser abordado pela polícia rodoviária para ser multado, você pode ficar irritado e tentar discutir com o policial ou pode simplesmente admitir o erro e pedir desculpa.
- A segunda é uma atitude correta, o que poderá até te livrar de algumas multas.
- 8. Se estiver errado, admita prontamente e de forma enfática.
- Ao reconhecer a importância do emprego, a pessoa não permite que sua vida pessoal atrapalhe sua vida profissional.
Comunicação
- O sentido da comunicação está por trás da resposta que ela recebe.
- Isso significa que você é inteiramente responsável pelo sucesso da mesma.
- Para se comunicar efetivamente, você precisa:
- Saber o quer.
- Atentar-se para o que está conseguindo.
- Mudar o que faz até que conseguir o que quer.
Linguagem corporal aberta:
- Cerca de 55% da comunicação vem da linguagem corporal (do que é visto).
- Cerca de 38% se dá pelo tom da voz e cerca de 7% acontece pelas palavras em si.
- A forma que você se move, fica em pé ou sentado passa muitas mensagens.
- Já se perguntou por que alguém nunca se aproxima de você?
- Talvez sua linguagem corporal esteja dizendo "Se vier, eu te soco".
- Essa é a mensagem passada por quem fica parado em pé com as mãos formando um punho.
- É como se você estivesse com raiva o tempo todo.
- Relaxe o corpo e desenvolva uma postura mais aberta.
- Permita que seu corpo fique mais tranquilo e aberto, demonstrando que não está com medo do "predador" à frente.
- Não deixe os braços cruzados.
- Ao começar uma conversa, fique de frente para a outra pessoa, como se seus corações estivem olhando um para o outro.
- Olhem em seus olhos e sorria primeiro, fazendo com que uma conexão mais forte se firme, havendo uma maior chance duma confiança sólida se formar.
- O rosto é também muito expressivo.
- Seu rosto pode estar demostrando raiva, frustração, impaciência, e isso afastará as pessoas.
- Incline-se em direção à ela.
- Não é para cair por cima dela.
- Faça de forma discreta.
Começando conversas
- Ao dizer o primeiro "Oi", fale juntamente com sei nome.
- "Oi, meu nome é Lucas".
- Ao tentar desenvolver uma conversa, tente conseguir uma resposta que vá além do "Sim" e "Não".
- Para isso, ao fazer perguntas, prefira começá-las usando palavras como "por que, como, quando, o que, onde e quem".
- Elas farão a conversa se abrir, porque será impossível a pessoa responder com um "Sim" ou "Aham".
- O ideal é que a questão peça alguma opinião ou explicação.
- Em vez de perguntar "Você foi trabalhar hoje?", podendo resultar num "Sim" ou "Não", pergunte "Como foi o trabalho hoje?"
- Caso ela não tenha ido, pergunte "Por que não foi" ou "O que houve".
Faça a outra pessoa se sentir importante
- Usar a forma correta de fazer perguntas é só metade do caminho.
- É necessário saber escutar.
- Quem não quer se sentir importante?
- Ser reconhecido ou valorizado é um dos desejos mais fortes que a grande maioria das pessoas possui.
- Bom, talvez você não possa oferecer um cargo de importância à pessoa, mas há coisas mais simples que pode fazer:
- Na conversa, preste atenção no que ela fala e não a interrompa.
- Mostre-se interessado no que ela tem a dizer interagindo com perguntas e comentários.
- Não fique olhando para o relógio, arredores ou celular.
- Você a fará se sentir como se fosse a pessoa mais importante naquele momento.
Interesse genuíno
- Demonstre estar verdadeiramente interessado e entusiasmado.
- Um fato simples é que as pessoas gostam de quem gosta dela
- #11 Proseie com paixão
- "5. Procure primeiro entender, depois ser entendido."
- Comece a escutar empaticamente.
Lembre-se de seus nomes
- Mesmo sendo frustrante ou até desrespeitoso, tendemos muito a esquecer dos nomes das pessoas que acabamos de conhecer.
- Use os primeiros segundos da conversa para tentar memorizar o nome da pessoa.
- Diga algo como "Beatriz... Prazer em conhecê-la, Beatriz".
- Depois, basta repeti-lo ocasionalmente para ajudar a fixar.
- Ao fim da conversa, despeça-se utilizando o nome na frase final.
- "Foi bom te conhecer, Beatriz".
- Ouvir o próprio nome é uma sensações mais doces de se sentir (3. Lembre-se do nome).
Elogios
- Parece uma regra universal.
- Elogiar a pessoa normalmente é a forma mais fácil e rápida de fazer uma pessoa gostar de você.
- Um elogio não serve apenas para inflar egos, mas também para demonstrar reconhecimento e apreciação.
- Mas se lembre de ser verdadeiro e plausível.
- Então, não vá exagerando ou tirando elogios do nada.
- Elogie feitos e roupas que estão vestindo.
- Sempre que possível, tente adicionar um pouco de originalidade.
- "Gostei desses sapatos ficaram ótimos em você. Eles até combinam com o vestido".
- "Que golaço, cara! Acho que nem Pelé faria um desses".
- Ser genuíno e oportuno é necessário.
- Ninguém vai acreditar em alguém que fica despejando elogios a todo momento e para qualquer pessoa.
- Mantendo seu elogio devidamente escasso (escassez), ela ganha mais valor.
Assuntos positivos, vibrações positivas
- Seja um "#52 Pombos-correio da sorte".
- Em conversas, fale apenas sobre coisas boas.
- Ninguém gosta de ficar ouvindo apenas notícias e comentários negativos.
- Prefira não falar sobre o que não gosta, porque o tempo aqui é limitado.
- Dessa forma, evitará uma impressão de que é alguém pessimista.
Programação neurolinguística
- Foi desenvolvida no início da década de 70 por Richard Bandler e John Grinder.
- Eles descobriram que as pessoas veem o mundo através de três filtros: visual, auditivo ou cinestésico.
- De forma geral, as pessoas misturam esses três sensos, mas acabam, na maior parte das vezes, focando em um.
- Então, para aumentar as chances duma sincronização bem sucedida, terá que descobrir e imitar (espelhar) o senso prevalente delas.
- Visual:
- Preocupam-se com a imagem própria e das coisas ao redor.
- São mais facilmente influenciadas pelo visível e gráfico.
- Entende e aprende com mais facilidade vendo.
- Usam expressões que abordem o sentido da visão como "Isso não parece bom".
- Auditivo:
- Apreciam os sons em geral, incluindo o som da voz.
- Prestam mais atenção enquanto o outro fala.
- Falam mais melodicamente.
- Pode ser mais técnico ou detalhista na fala.
- Usam expressões como "Soa familiar" e "Não gosto como isso tá soando".
- Cinestésico:
- Gostam de sentir fisicamente.
- Preferem roupas com texturas.
- São menos avessas ao contato físico.
- São mais ativos socialmente.
Compre o livro: Americanas, Saraiva
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