A Guerra da Arte, por Steven Pressfield | Supere os Bloqueios e Vença Suas Batalhas Interiores de Criatividade | Review Sumarizado

Como está sua guerra contra sua procrastinação, medos e dúvidas? Aprender a lidar com tais obstáculos tão corriqueiros na vida do ser humano não só o tornará em alguém produtivo e bem sucedido profissionalmente, como transformará numa pessoa realizada pessoalmente.
Sobrepujar a "resistência" é algo extremamente necessário para vencer na vida e libertar seus tão sonhados projetos e objetivos, abrindo as postas para que você possa ser quem realmente gostaria de ser.
A vida e a resistência:
- Nós temos duas vidas: a que vivemos e a que está suprimida dentro nós, e entre as duas está a resistência.
- Entenda resistência como qualquer obstáculo interno ou externo que se propõe a impedir que você atinja seu objetivo, seja ele ser um renomado pinto, seja ele ser um respeitado empresário.
- Medo, dúvida, preguiça são exemplos básicos e comuns das resistências psicológicas.
Quem tem medo?
- Não existe um guerreiro destemido. Mesmo que o medo atrapalhe em muitas das vezes, ele é natural. Ele sempre estará presente.
- Pessoas que se dizem sem medo tendem a disfarçá-lo para não parecerem "fracos".
- Reconhecer a existência natural do medo é, na verdade, um convite para superá-lo. A ideia não é tentar se livrar dele, mas reconhecer sua existência e não permitir que ele te domine, impedindo a realização do que precisa ser feito.
- O medo pode significar principalmente que algo importante está em jogo. Esse sentimento não está falando para você desistir, mas para seguir com cuidado.
Trabalho e resultados:
- A grande maioria das pessoas está mais preocupada com o resultado final do trabalho que com o trabalho em si. Acaba parando demais para visualizar e idealizar coisas sem sequer ter dado início à tarefa..
- Outras se preocupam demais com a possibilidade de falhar, de estarem no caminho errado. Assim, por vezes, param o que estão fazendo para tentar conseguir algum tipo de certeza.
- Isso é natural. Contudo, o resultado deveria ser apenas isso: resultado. Você deve vê-lo como um efeito colateral, não como o objetivo principal.
- Quando se valoriza apenas o final da atividade, a atividade em si pode se tornar cansativa, massante e seu cérebro fará de tudo para boicotá-la.
- Assim, ao cultivar uma habilidade, por exemplo, foque no treino. Deixe que sua maestria seja uma simples e doce consequência.
- Atente-se para os benefícios do caminho, porque mesmo que o resultado seja ruim, algo de bom já terá sido coletado.
- Lembre-se: o ápice do prazer se dá enquanto você assiste ao filme, não quando o termina.
Projetos e procrastinação:
- Você começa o projeto sempre cheio de energia e disposição. Porém, a cada duas semanas, por exemplo, sua força de vontade irá ser mastigada.
- A resistência em forma de procrastinação se dá normalmente no momento que você está no "fundo do poço".
- O problema é que você sempre começa algo com a disposição em alta. Então, se se permitir desistir sempre que estiver desanimado, nunca finalizará algum projeto a longo prazo. Mas como evitar que sua força de vontade se esvaia?
- Comece a criar expectativas realistas. Isso evitará desnecessárias frustrações. Não permita que sua empolgação abra brechas para as decepções.
- Tenha em mente que será necessário duas vezes ou mais tempo e esforço para finalizar o trabalho desejado. Se preparar mentalmente para isso é algo muito importante.
- Vale ressaltar ainda que a procrastinação é a forma mais comum de resistência. Ela é a mais fácil de racionalizar, porque ela não tentar necessariamente te convencer a desistir, mas a "começar só amanhã".
- Ame verdadeiramente o que faz e se torne um profissional.
- Os amadores só procuram se divertir em seus hobbies. Procuram saber apenas o mínimo de suas habilidades. Nas profissões, desenvolvem apenas o suficiente para que o trabalho seja feito.
- Eles não amam o que fazem a ponto de dedicarem suas vidas a algo.
- Encontre seu verdadeiro amor, dedique tempo e esforço para amá-lo com toda suas forças.
- Estude, pratique. Tente ser o melhor no que faz. Encontre sua única coisa e desprenda tempo suficiente para dominá-la.
Compre o livro: Livraria Cultura
Leia também:
Deixe Um Comenário