Gerenciando a Si Mesmo, por Peter F. Drucker | A Chave Para o Sucesso | Sumário


Através de sua ambição, iniciativa e talento, você consegue subir ao topo de qualquer profissão desejada, não importando suas origens. Isso se dá porque estamos numa era de oportunidades quase que ilimitadas.

Porém, a oportunidade e responsabilidade andam juntas, e as companhias de hoje não estão gerenciando a carreira de seus trabalhadores do conhecimento, que são pessoas que trabalham principalmente com informação, ou quem desenvolve e usa conhecimento no trabalho.

Dessa forma, você deve ser o seu próprio diretor executivo. Isso significa que é sua responsabilidade esculpir seu lugar no mundo e saber quando mudar de rumo. 

O sucesso vem para aqueles que conhecem seus valores, pontos fortes e a forma mais propícia de adquirir conhecimento e executar tarefas.

Analise suas decisões
  • Sempre que fizer uma decisão importante, registre a ação ou decisão e suas respectivas expectativas. 
    • Depois de meses ou anos, compare a realidade com os resultados anteriormente esperados.
  • Quais habilidades precisa melhorar para obter o fim desejado?
    • Melhore-as e adquira novas quando necessário.
  • Quais hábitos estão te atrapalhando?
  • Depois da análise, a pessoa poderá descobrir seus pontos fortes e de incompetência.
  • Combata sua arrogância intelectual.
    • Nunca sinta orgulho por não saber.
Faça sua carreira em cima de suas virtudes, não de suas fraquezas
  • Ao descobrir seus pontos fortes, invista neles.
    • Não queira ser jogador de basquete caso seja muito baixo para o esporte.
    • Não queira ser um fisiculturista se não consegue ter a disciplina e a capacidade de desenvolver a forma física necessária.
  • Coloque-se onde suas forças possa trazer bons resultados.
  • Será bem mais fácil você se inserir e investir numa área com a qual você tenha uma maior compatibilidade.
  • É necessário mais energia para ir de "incompetente" para "medíocre" que ir de "pouco mais que mediano" para "excelente".
Livre-se dos inibidores de suas qualidades positivas
  • Verifique o que está atrapalhando seu bom desempenho e trabalhe para se livrar dele. 
  • Saber fazer o produto e saber vendê-lo são igualmente importantes.
Como me desempenho?
  • Prefere aprender lendo, escutando, fazendo, falando, escrevendo...?
    • Detalhes no próximo tópico.
  • Sou de fazer decisões ou aconselhar?
  • Preciso dum ambiente previsível e bem estruturado ou me dou bem sob stress e aleatoriedades?
  • Sou um lobo solitário ou uma pessoa grupal?
Ouvinte, leitor ou escritor
  • A pessoa do tipo "ouvinte" prefere aprender utilizando sua audição. 
    • Ex.: podcasts, rádio, CDs e gravações em geral.
  • O "leitor", como o nome sugere, aprende mais facilmente lendo.
    • EX.: artigos, livros, PDFs, jornais e slides.
  • O "escritor" prefere transformar seus pensamentos em textos.
    • Ex.: redigir artigos, sumários e resumos.
  • Tais peculiaridades podem mudar de acordo com cada indivíduo. 
    • Não tende estudar exatamente como todo mundo. 
    • Seria um erro você simplesmente se introduzir num grupo de estudo se você não for uma pessoal “grupal”.
  • Defina bem quais são suas melhores formas de aprender e foque nelas.
    • Verifique seu passado e observe quais delas você mais utilizou e foram mais eficientes.
  • Ninguém consegue "mudar de lado" completamente.
    • Suas tentativas muito provavelmente resultarão em falhas.
  • Não enfrente um trabalho que não tem capacidade para executar.
Quais são os seus valores? 
  • Que tipo de pessoa você quer ver sempre que olhar no espelho?
  • Não invista em algo que vai de encontro com seus valores. 
  • Valoriza tempo? Não se coloque numa situação que o desperdice.
    • Um emprego que toma muito seu tempo entra nessa categoria.
  • Gosta de estar com a família? Não a negligencie.
  • Prefere qualidade ou quantidade? 
  • Melhorias graduais ou mais aceleradas?
  • Resultados rápidos ou objetivos em longo prazo?
  • Paixões: o que gosta de fazer?
Valores e Empresas
  • Ao detectar suas capacidades, valores e a forma que prefere fazer as coisas, você saberá mais precisamente qual decisão tomar num trabalho.
  • Tome cuidado para evitar que os valores da empresa contraponha os seus.
    • Se você trabalha no RH e prefere contratar novas pessoas já qualificadas, mas sua empresa prefere qualificar as atualmente empregadas, isto gerará incompatibilidade, podendo causar descontentamento e frustração.
  • Peter afirma que a satisfação de seus valores deve ser o ponto determinante num teste de compatibilidade entre você e uma empresa.
Hierarquia: valores ou pontos fortes
  • Qual você valoriza mais?
  • Peter era um ótimo banqueiro de investimentos. 
    • Era uma pessoa competente e bem-sucedida, fazendo muito dinheiro. 
    • Seu trabalho era seu forte.
  • Contudo, o escritor confessa que se sentia frustrado porque não se via fazendo muita contribuição para o mundo. 
    • Querer ajudar as pessoas era o que valorizava.
  • Percebendo o desalinhamento, o autor trocou seu emprego antigo pelo de escritor. 
    • E adicionou: foi a melhor decisão que fez. 
    • Contudo, isso não é uma regra e ele aconselha que você siga seu coração.
Saiba seu lugar
  • Pessoas com dons e muito habilidosas devem não só saber qual é seu lugar, mas também onde NÃO é seu lugar.
    • Matemáticos, geógrafos, veterinário, cozinheiros etc. já desempenham tais funções desde os 5 anos de idade.
  • Carreiras de sucesso não são planejadas, são construídas.
  • Para descobrir sua vocação, pergunte-se sobre:
    • Seus pontos fortes, valores e como melhor desempenha.
    • Estando desse capítulo, você já deve ter as respostas necessárias caso tenha seguido o livro.
  • Ao descobrir a que lugar pertence, você poderá deixar de ser um profissional comum e emergir como um excelente executante. 
    • Saberá em qual área, departamento, tipo de empresa, profissão e outros aspectos profissionais deve ou não deve se aventurar.
Qual contribuição você gostaria de fazer?
  • Normalmente, poucas pessoas decidem sobre isso cedo em suas vidas.
  • Quais resultados são necessários para fazer uma real diferença.
  • O que é necessário no momento?
  • Para aumentar suas contribuições:
    • Utilize suas virtudes.
    • Busque se alinhar com seus valores.
    • Observe o seu redor e encontre uma oportunidade para por em práticas os dois itens anteriores.
  • Defina um plano de ação.
    • O que fazer; onde e quando começar; finalidades e objetivos.
    • Não se esqueça dum limite de tempo.
Responsabilidade por relacionamentos
  • As outras pessoas são seres humanos, que possuem valores, virtudes e seus próprios modos de desemprenhar algo.
    • Aceite isso e suas relações se tornarão muito mais viáveis.
  • A comunicação é outro ponto importante.
    • Por não se entenderem, as pessoas criam conflitos no ambiente de trabalho.
    • Então, é necessário que todos os envolvidos exponham suas características e peculiaridades, facilitando a compressão entre eles.
      • Diga no que é bom, no que é ruim.
      • Fale do que gosta e do que não gosta.
      • Mostre como faz as coisas.
      • Tente descobrir o mesmo sobre as demais pessoas.
Segunda metade de sua vida
  • Com o passar dos anos, as pessoas se tornam muito boas em suas profissões, porém não se sentem mais satisfeitas, desafiadas e não aprendem mais.
    • O tédio chega a ser inevitável.
    • Então, Consiga sempre uma forma de se desafiar.
  • A maior parte das pessoas não planejam sua segunda carreira.
    • Aposenta-se da primeira e para.
  • Consiga um segundo emprego/carreira:
    • Comece uma carreira numa organização diferente.
    • Faça bicos e serviços extras.
    • Considere se voluntariar. 

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