Gerenciando a Si Mesmo, por Peter F. Drucker | A Chave Para o Sucesso | Sumário
Através de sua ambição, iniciativa e talento, você consegue subir ao topo de qualquer profissão desejada, não importando suas origens. Isso se dá porque estamos numa era de oportunidades quase que ilimitadas.
Porém, a oportunidade e responsabilidade andam juntas, e as companhias de hoje não estão gerenciando a carreira de seus trabalhadores do conhecimento, que são pessoas que trabalham principalmente com informação, ou quem desenvolve e usa conhecimento no trabalho.
Dessa forma, você deve ser o seu próprio diretor executivo. Isso significa que é sua responsabilidade esculpir seu lugar no mundo e saber quando mudar de rumo.
O sucesso vem para aqueles que conhecem seus valores, pontos fortes e a forma mais propícia de adquirir conhecimento e executar tarefas.
Analise suas decisões
- Sempre que fizer uma decisão importante, registre a ação ou decisão e suas respectivas expectativas.
- Depois de meses ou anos, compare a realidade com os resultados anteriormente esperados.
- Quais habilidades precisa melhorar para obter o fim desejado?
- Melhore-as e adquira novas quando necessário.
- Quais hábitos estão te atrapalhando?
- Os hábitos fazem parte de sua vida de forma natural e automática.
- Livre-se dos hábitos que a impactam negativamente.
- Depois da análise, a pessoa poderá descobrir seus pontos fortes e de incompetência.
- Combata sua arrogância intelectual.
- Nunca sinta orgulho por não saber.
Faça sua carreira em cima de suas virtudes, não de suas fraquezas
- Ao descobrir seus pontos fortes, invista neles.
- Não queira ser jogador de basquete caso seja muito baixo para o esporte.
- Não queira ser um fisiculturista se não consegue ter a disciplina e a capacidade de desenvolver a forma física necessária.
- Coloque-se onde suas forças possa trazer bons resultados.
- Será bem mais fácil você se inserir e investir numa área com a qual você tenha uma maior compatibilidade.
- É necessário mais energia para ir de "incompetente" para "medíocre" que ir de "pouco mais que mediano" para "excelente".
Livre-se dos inibidores de suas qualidades positivas
- Verifique o que está atrapalhando seu bom desempenho e trabalhe para se livrar dele.
- Pode te atrapalhar bastante você possuir bastante técnica em seu trabalho, mas ser pobre em socialização.
- Saber fazer o produto e saber vendê-lo são igualmente importantes.
Como me desempenho?
- Prefere aprender lendo, escutando, fazendo, falando, escrevendo...?
- Detalhes no próximo tópico.
- Sou de fazer decisões ou aconselhar?
- Preciso dum ambiente previsível e bem estruturado ou me dou bem sob stress e aleatoriedades?
- Sou um lobo solitário ou uma pessoa grupal?
- A pessoa do tipo "ouvinte" prefere aprender utilizando sua audição.
- Ex.: podcasts, rádio, CDs e gravações em geral.
- O "leitor", como o nome sugere, aprende mais facilmente lendo.
- EX.: artigos, livros, PDFs, jornais e slides.
- O "escritor" prefere transformar seus pensamentos em textos.
- Ex.: redigir artigos, sumários e resumos.
- Tais peculiaridades podem mudar de acordo com cada indivíduo.
- Não tende estudar exatamente como todo mundo.
- Seria um erro você simplesmente se introduzir num grupo de estudo se você não for uma pessoal “grupal”.
- Defina bem quais são suas melhores formas de aprender e foque nelas.
- Verifique seu passado e observe quais delas você mais utilizou e foram mais eficientes.
- Ninguém consegue "mudar de lado" completamente.
- Suas tentativas muito provavelmente resultarão em falhas.
- Não enfrente um trabalho que não tem capacidade para executar.
Quais são os seus valores?
- Que tipo de pessoa você quer ver sempre que olhar no espelho?
- Não invista em algo que vai de encontro com seus valores.
- Valoriza tempo? Não se coloque numa situação que o desperdice.
- Um emprego que toma muito seu tempo entra nessa categoria.
- Gosta de estar com a família? Não a negligencie.
- Prefere qualidade ou quantidade?
- Melhorias graduais ou mais aceleradas?
- Resultados rápidos ou objetivos em longo prazo?
- Paixões: o que gosta de fazer?
Valores e Empresas
- Ao detectar suas capacidades, valores e a forma que prefere fazer as coisas, você saberá mais precisamente qual decisão tomar num trabalho.
- Tome cuidado para evitar que os valores da empresa contraponha os seus.
- Se você trabalha no RH e prefere contratar novas pessoas já qualificadas, mas sua empresa prefere qualificar as atualmente empregadas, isto gerará incompatibilidade, podendo causar descontentamento e frustração.
- Peter afirma que a satisfação de seus valores deve ser o ponto determinante num teste de compatibilidade entre você e uma empresa.
Hierarquia: valores ou pontos fortes
- Qual você valoriza mais?
- Peter era um ótimo banqueiro de investimentos.
- Era uma pessoa competente e bem-sucedida, fazendo muito dinheiro.
- Seu trabalho era seu forte.
- Contudo, o escritor confessa que se sentia frustrado porque não se via fazendo muita contribuição para o mundo.
- Querer ajudar as pessoas era o que valorizava.
- Percebendo o desalinhamento, o autor trocou seu emprego antigo pelo de escritor.
- E adicionou: foi a melhor decisão que fez.
- Contudo, isso não é uma regra e ele aconselha que você siga seu coração.
Saiba seu lugar
- Pessoas com dons e muito habilidosas devem não só saber qual é seu lugar, mas também onde NÃO é seu lugar.
- Matemáticos, geógrafos, veterinário, cozinheiros etc. já desempenham tais funções desde os 5 anos de idade.
- Carreiras de sucesso não são planejadas, são construídas.
- Para descobrir sua vocação, pergunte-se sobre:
- Seus pontos fortes, valores e como melhor desempenha.
- Estando desse capítulo, você já deve ter as respostas necessárias caso tenha seguido o livro.
- Ao descobrir a que lugar pertence, você poderá deixar de ser um profissional comum e emergir como um excelente executante.
- Saberá em qual área, departamento, tipo de empresa, profissão e outros aspectos profissionais deve ou não deve se aventurar.
Qual contribuição você gostaria de fazer?
- Normalmente, poucas pessoas decidem sobre isso cedo em suas vidas.
- Quais resultados são necessários para fazer uma real diferença.
- O que é necessário no momento?
- Para aumentar suas contribuições:
- Utilize suas virtudes.
- Busque se alinhar com seus valores.
- Observe o seu redor e encontre uma oportunidade para por em práticas os dois itens anteriores.
- Defina um plano de ação.
- O que fazer; onde e quando começar; finalidades e objetivos.
- Não se esqueça dum limite de tempo.
Responsabilidade por relacionamentos
- As outras pessoas são seres humanos, que possuem valores, virtudes e seus próprios modos de desemprenhar algo.
- Aceite isso e suas relações se tornarão muito mais viáveis.
- A comunicação é outro ponto importante.
- Por não se entenderem, as pessoas criam conflitos no ambiente de trabalho.
- Então, é necessário que todos os envolvidos exponham suas características e peculiaridades, facilitando a compressão entre eles.
- Diga no que é bom, no que é ruim.
- Fale do que gosta e do que não gosta.
- Mostre como faz as coisas.
- Tente descobrir o mesmo sobre as demais pessoas.
Segunda metade de sua vida
- Com o passar dos anos, as pessoas se tornam muito boas em suas profissões, porém não se sentem mais satisfeitas, desafiadas e não aprendem mais.
- O tédio chega a ser inevitável.
- Então, Consiga sempre uma forma de se desafiar.
- A maior parte das pessoas não planejam sua segunda carreira.
- Aposenta-se da primeira e para.
- Consiga um segundo emprego/carreira:
- Comece uma carreira numa organização diferente.
- Faça bicos e serviços extras.
- Considere se voluntariar.
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