Previsivelmente Irracional, por Dan Ariely | Como as Situações do Dia-a-Dia Influenciam Nossas Decisões | Review Sumarizado do Livro


Será que o produto mais caro é sempre o melhor? Por que pechinchamos bem mais ao tentarmos comprar algo barato que ao tentarmos comprar caro?

Interessantemente, os seres humanos são os únicos racionais e pensantes, mas acabam não usando muito essa habilidade. Julgamos-nos espertos e racionais, mas quando somos confrontados com escolhas, acabamos caindo no senso comum, generalizações e normas sociais, mesmo que tais opções não sejam necessariamente as melhores possíveis.

A verdade sobre a relatividade:
  • Tudo é relativo, mesmo quando não deveria ser. 
    • Quando o vendedor fornece dois ou mais produtos de forma que você possa compará-los, ele poderá te manipular.
    • Ao disponibilizar um item apenas: você tende a sequer comprá-lo.
      • Dois itens: você tende a comprar o mais barato.
      • Três itens: você tende a comprar o de preço mediano.
    • Ele poderá também te fazer comprar o produto mais atrativo ao colocar algum produto menos atrativo próximo na vitrine.
  • Quando consegue comparar, você se sente na capacidade de "fazer melhores decisões". Contudo, nas mãos do eficiente vendedor, você estará apenas fazendo o que ele quer.
A falácia da oferta e demanda:
  • Em muitas empresas, o número de demanda não é o que determina o preço da mercadoria.
    • O preço dos iPhone são determinados pela "experiência" que o usurário terá ao obter o dispositivo.
    • Adicionalmente, isso pode ocorrer com cafeterias, lanchonetes, bares e diversos outros estabelecimento e produtos.
      • Você mesmo poderia comprar algumas cervejas e tomá-las em casa, mas está disposto a pagar mais caro pela experiência que é oferecida e acessível no bar. 
    • Vale ressaltar que a qualidade do produto em si pode se tornar totalmente irrelevante na hora de tomar certas decisões.
O frete "grátis":
  • As pessoas são muito mais suscetíveis a comprar um produto se o site oferecer frete "grátis". 
    • Numa promoção, o cliente poderá, por exemplo, comprar dois livros e não pagar o frete, sendo que o preço dos dois livros já cobrem a despesa do frete.
    • Em outras empresas, como o Mercado Livre, muita gente compra mais o produto vendido por R$30 ("frete grátis") que o por R$20 + R$10 de frete.
Normas sociais:
  • Todo mundo já fez algum favor na vida. O que aconteceria se você cobrasse por todos eles? Deixariam de ser um favor para ser um serviço.
  • Você não paga sua mãe pelo almoço, mas pode retribuir o favor de várias formas.
    • O mesmo pode acontecer com amigos e conhecidos.
  • Em outras palavras, cobrar muito mais barato que o sugerido pelo mercado ao realizar um serviço não vale mais que fazê-lo de graça.
Procrastinação e autocontrole:
  • Eventualmente, a procrastinação bate à porta. Então, uma ótima força de lidar com ela é através do uso de limites. Caso a pessoa extrapole esse limite, ela deverá ser punida, seja por ela mesma ou por outrem.
    • Você pode, por exemplo, deixar R$20 nas mãos dum acompanhante (amigo, namorada etc.) e comunicar que o dinheiro será dele casso não complete 10 voltas ao redor do parque.
O alto preço da propriedade:
  • Normalmente, as pessoas valorizam mais o que têm que o que não têm, mesmo que esse outro item seja duas vezes mais caro que sua atual posse.
    • O ser humano teme a perda, e esse medo o faz valorizar mais o que já possui.
  • Esse fato é bem explorado pelas empresas: elas oferecem produtos gratuitos PARA teste.
    • Porém, durante o período de teste, o cliente acaba se apegando ao produto e não irá querer se desfazer dele, realizando a compra.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.