Por Quê?, por Simon Sinek | Como Motivar Pessoas e Equipes a Agir | Review Sumarizado do Livro

Já se perguntou por que há algumas pessoas que são tão influenciadoras e consegue se portar como grandes líderes, despertando a lealdade de muitos?

Ao observar como se comportam grandes líderes do mundo, é notado um intrigante padrão: a forma como agem, pensam e se comunicam são praticamente iguais. Para ser mais preciso, todos eles começam pelo "PORQUE".

O círculo dourado:

  • O círculo dourado é composto por três camadas:  "PORQUE", "COMO" e "O QUÊ".
  • A maior parte da população brasileira não gosta de ler livros. Desses que leram alguma coisa durante o período escolar, só leram porque eram  obrigados.
    • Normalmente, os alunos não se sentem inspirados ou não são convencidos pelo professor a ler algo voluntariamente. Mas por que isso acontece? 
  • Tirando a falta de interesse generalizada que parece estar enraizada na mente do brasileiro, isso ocorre, parcialmente, devido à abordagem ineficaz do professor.
    • Quando ele pede para você ler, ele apena dize "O QUE" e o "COMO", não explicando necessariamente o "PORQUÊ".
    • "O PORQUÊ" pode sequer te sido pensado pelo professor e comunicado ao aluno: "ler um clássico" acaba sendo motivo suficiente. Ou ainda, é tão óbvio para o professor que ele esquece que não é tão claro assim para o aluno. 
  • Em contrapartida, os grandes líderes e influenciadores começam pelo "PORQUÊ". O que melhor para motivar alguém que contar os benefícios de ler  o livro indicado?
    • Se eu quisesse convencer um amigo a ler o livro em questão, eu diria: "quer saber como ser um grande influenciador e fazer as pessoas agirem? Comece lendo o livro 'Por Quê?' de Simon Sinek".
Em vendas: 
  • Em geral, as pessoas não querem saber especificações complicadas do produto. O vendedor capacitado deve, então, dizer o "PORQUÊ" que o cliente deveria comprar o produto utilizando uma linguagem mais simples e direta.
    • Como sou da área de T.I., seu que há muitas pessoas que procuram saber específicas definições do CPU, RAM, GPU e afins. Mas o "cidadão comum" não está interessado nisso.
    • O "PORQUÊ" ficaria mais ou menos assim: "esse computador é rápido e não trava. Você vai conseguir acessar o YouTube e Facebook tranquilamente. Poderá também jogar à vontade. Se o senhor trabalha com planilhas ou documentos de textos, ele já vem com o programa "X" pré-instalado". 
    • O COMO e o QUE devem vir logo após: "se estiver interessado, o senhor pode pagar em 12x no cartão ou receber 10% de desconto se pagar à vista. Vale ressaltar que esse produto é o último lançamento da marca "Z", que é muito famosa e confiável".
      • Aqui você diz "COMO" conseguir (comprar) o produto e "O QUE" é o produto. 
      • Há pessoas que compram por marca, mais a maioria querem saber por que deveriam comprar tal produto.
Em empresas:
  • Há uma grande porcentagem de pessoas que está descontente com seu atual emprego. Muitos até odeiam. Qual seria a raiz desse problema? 
    • A maiorias das empresas focam no "QUE" fazem. As pessoas não sabem o "PORQUE" de estarem no emprego, mas apenas o "QUE" e "COMO"  devem fazer suas funções. 
    • As empregados não se sentem como "parte de algo". Estão ali apenas como produtores, como zumbis. O único "PORQUE" que conhecem é o salário no fim do mês.
  • Contudo, quando a empresa começa pelo "PORQUÊ", ela comunica ao funcionário, por exemplo, por que seu emprego ou sua função é importante:
    • O funcionário se sentirá como parte de algo maior. Terá a sensação de que trabalha não só para uma empresa "chata", mas para beneficiar a sociedade.
    • Seu trabalho na empresa será tratado como uma contribuição para o bem maior. É como as pessoas que participam de movimentos e causas sociais.

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