O Investidor Inteligente, por Benjamim Graham | Como Ganhar Dinheiro Investindo | Review Sumarizado do Livro
Benjamim Graham é tido por muitos como o maior consultor de investimentos do mundo. Não é atoa que seu livro "O Investidor Inteligente" já foi lido por centenas de milhares de pessoas internacionalmente.
Mesmo sendo escrito depois de alguns anos após o fim segunda guerra mundial (1949), o livro ainda é visto como uma obra obrigatória caso a pessoa queira ser um investidor bem sucedido. Isso se dá, principalmente, devido as suas lições e filosofias atemporais.
Com seu "investimento em valor", ele ensina diversas estratégias e como evitar potenciais erros, tornando todo o processo o mais confortável e seguro possível.
Investir em valor:
- É a ideia de investir em algo de acordo com seu valor. Tal valor é diferente de pessoa para pessoa.
- Você pode aplicar essa ideia ao seu tempo. O valor do tempo é relativo, pois vale mais para uns e menos para outros.
- Portanto, se você valoriza seu tempo, invista-o de forma inteligente: desenvolver e cultivar habilidades sociais ou físicas; melhorar sua saúde física e mental; aprender sobre o mundo dos negócios e até sobre temas amorosos e sexuais.
- No ramo dos negócios, por exemplo, o vendedor pode negociar uma casa de acordo com seu valor, não com o seu preço comum.
- Uma casa que custa R$100 mil normalmente pode ter um valor de R$ 500 mil para um comprador.
Investimento vs. Especulação:
- Investimento é algo que promete alguma segurança e o retorno é adequado. Tudo isso se dá através de análises. Investir não é um jogo de aposta.
- Uma ideia básica ao investir é comprar abaixo do preço e vender caro. Isso minimizará seus riscos.
- Já a especulação ocorre quando nenhum dos requisitos acima não é cumprido.
Margem de segurança:
- Comprar algo quando seu valor está abaixo do seu verdadeiro valor, depois vendê-lo quando seu valor voltar ao normal ou até acima disso.
Veja além do horizonte:
- Não há como saber o que acontecerá no mercado. Contudo, sua tendência é flutuar eventualmente, mas sempre voltar para seu verdadeiro valor.
Nunca desista:
- Aprenda com seus maus investimentos. Aprenda a analisar risco e assim conseguir ter mais segurança, partindo para o próximo investimento.
Inflação:
- Resumidamente, inflação é a queda do valor do dinheiro. Por isso, o rendimento de seu investimento tem que ser maior que a inflação.
- Supondo que sua poupança rende 1% mensalmente, mas a inflação cresce 1.2% neste mesmo período, então você está perdendo dinheiro na verdade.
- Um exemplo dum mau investimento é o FGTS. Em 2016, o trabalhador perdeu 1,22% de seu dinheiro. E, sim, eu sei que é obrigatório.
Bons mercados para investir:
- São os baratos, originais e que possuem um número limitado de adesões e parcerias, além de usar pouca ou nenhuma propaganda, já que os investidores irão buscá-los por suas qualidades, que são refletidas em fama e boa reputação.
Deixe Um Comenário