Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, por Dale Carnegie | Seja Mais Socialmente Hábil e em Controle | Sumário


Logo após o desejo de possuir uma vigorosa saúde, o interesse mais comum das pessoas são os relacionamentos humanos e as coisas que os integram: amizades confiáveis, dar-se bem com os outros, possuir influência e poder de convencimento.

Sabendo disso, Carnegie propõe abordar precisamente essas áreas e ajudar os leitores a satisfazerem um dos desejos mais naturais dos homens. 

Antes de tudo, é importante que você abra sua mente e ponha para fora uma profunda e intensa vontade de aprender e desenvolver suas habilidades sociais. Isso é necessário para que possa absorver o máximo do que o livro disponibiliza.

Além disso, a prática faz parte do aprendizado, então você precisará por a mão na massa caso queira ficar cada vez melhor. 

Demonstre interesse: 

  • Torne-se genuinamente interessado nas pessoas.
    • Interessamo-nos por quem se interessa por nós.
  • Muitas vezes, sabemos fazer várias coisas.
    • Temos variadas habilidades. 
    • Contudo, em vez de falar delas, demonstre se interessar por algo que outra pessoa sabe fazer ou gosta.
  • Se a pessoa gosta de tocar violão, pergunte sobre o assunto:
    • É difícil tocar violão?
    • Em quanto tempo a pessoa consegue fazer isso?
    • Poderia tocar para mim?
  • Pergunte como foi a faculdade do médico, a adolescência do advogado ou o primeiro emprego da professora.
    • As pessoas podem ter uma história interessante para contar. 
    • Porém, só estão esperando uma oportunidade.
  • Cumprimente as pessoas com entusiasmo, mostrando que você está feliz por vê-las e conversar com elas.
  • Invista energia e tempo para fazer coisas e importa-se com assuntos que importam para as pessoas.
Apreciação honesta e sincera
  • A melhor forma de fazer alguém realizar algo é convencendo ele a fazer de bom grado.
    • A gratificação é um eficiente meio para esse fim.
  • Pergunte-se "O que eu posso admirar nesta pessoa?".
    • Faça isso constantemente e sempre ponha em prática sua genuína admiração.
    • A pessoa apreciada devolverá na mesma moeda.
  • Vale ressalta que admiração não é adulação, isto é, ficar soltando elogios aleatoriamente não conta.
    • A admiração vem do coração e não possui segundas intenções.
Faça a pessoa se sentir importante - e seja sincero
  • Já sabemos a importância da apreciação.
    • Não diferentemente, as pessoas também buscam a aprovação social e sentirem-se importantes.
  • Para ser valorizado, comece a proporcionar tal sensação para os outros indivíduos.
    • Faça aos outros o que você quer que seja feito a você.
Sorria: 
  • Um sorriso custa nada e vale muito. 
    • Ele pode te deixar mais amistoso, simpático e atraente. 
    • Isso deve ser feito durante conversas, ao fazer coisas e até pedir por algo.
  • Assim como um cumprimento entusiasmado, um bom sorriso fala "Estou feliz em te ver".
  • Cuidado com os sorrisos insinceros, pois terão o efeito contrário.
Evite criticar, reclamar ou condenar
  • Faça isso apenas quando necessário.
    • De preferência, caso seja seu trabalho.
  • As pessoas gostam de se sentirem queridas e apreciadas.
    • Criticar aleatoriamente e de forma inoportuna só gerará contenda e colocará as pessoas na defensiva, provocando até ressentimentos.
Use empatia ao criticar
  • Fale primeiramente sobre seus próprios erros.
  • Se você quer falar sobre a importância do estudo, de ler, cite primariamente os malefícios de não estudar usando experiências negativas para exemplificar.
    • Se não tem experiência própria, use a de amigos, parentes e conhecidos.
  • Você não bebe, mas quer convencer uma pessoa a não começar a beber.
    • Não simplesmente diga os malefícios do cigarro. 
    • Cite exemplos! Quanto mais próximo da pessoa, melhor.
Lembre o nome
  • Ouvir o próprio nome é uma das coisas mais doces de se ouvir.
  • Se você conhece muitas pessoas dentro dum curto período, isso pode ser um pouco difícil.
    • Caso esteja tendo dificuldade, anote os nomes em algum lugar.
    • Faça uso do celular se preciso for.
  • Aproveite-se de características peculiares ou únicas da pessoa e associe com seu nome.
    • "João cabeleireiro", "João é o mesmo nome do meu primo", "João que tem olhos azuis".
  • As pessoas se sentem mais conectadas e respondem melhor quando você usa seus nomes.
  • Chame-a pelo nome da próxima vez que vê-la.
    • Use-o de vez em quando durante a conversa.
Faça-o falar sobre si mesmo

  • Para ser um bom ouvinte, você precisa escutar com atenção.
    • Demonstre interesse e interaja através de perguntas.
  • Muitas vezes, queremos muito falar sobre nossas qualidades e feitos, mas isso pode passar a imagem de alguém arrogante, além de não deixar tempo para a outra pessoa falar.
    • Encoraje o pessoal a partilhar fatos sobre ele mesmo.
Fale duma forma e use termos que desperte o interesse da outra pessoa 
  • Você não usa maçãs para pescar: usa iscas.
  • Uma empresa especializada em perda de peso não vai dizer num comercial “Quero que você seja nosso cliente e nos dê seu dinheiro”.
    •  Ela vai dizer: “Quero te ajudar a perder peso e a melhorar sua saúde e autoestima”.
  • Obviamente, esse conceito pode ser usado em círculos de amizade:
    • Pessoa A: “Vamos sair hoje à noite?”.
    • Pessoa B: “Não sei... Tô meio sem vontade?”.
    • Pessoa A: “Então, você vai perder. Pessoa C vai estar lá e vai ter comida de graça".
  • Já usamos essa estratégia inconscientemente. 
  • Deve-se fazer com que a opção fornecida por você seja algo que a outra quer, gosta ou se interessa, assim fazê-la nos fornecer o que queremos.
    • Há um alinhamento de interesses.
Dê prioridade para o que ela gosta:
  • Procure descobrir o que a pessoa acha interessante e foque nele.
    • Não fale sobre seus interesses a menos que seja perguntado.
  • Falar sobre o que as pessoas gostam é um caminho seguro e certo para seus corações.
Faça-o te ensinar algo
  • A sensação de ensinar algo é normalmente agradável. 
    • Ao permitir que alguém te ensine algo, você demostra reconhecer o seu valor e sua experiência no assunto específico.
  • Tenha em mente que todos podem ensinar algo.
  • Não tenha medo de parecer “burro”, pois ninguém sabe tudo.
  • Mesmo já sabendo, não custa nada fingir que não sabe ou escutar a explicação caso ela já tenha começado. 
Se estiver errado, admita prontamente e enfatize
  • Admitir o erro não é o fim do mundo! 
  • Reconhecer que está errado diz a outra pessoa que você não é um ser egocêntrico e orgulhoso.
    • Pessoa 1: “A palavra “amizade” deve ser escrita com “S””.
    • Pessoa 2: “Não, não. É com “Z””.
    • Pessoa 1: “Ah, sim. Acabei me enganando. Obrigado por corrigir”.
  • Isso evita conflitos e poupa tempo.
    • Há muitas pessoas que insistem em tentar justificar o erro, mesmo sendo injustificável.
  • Se um policial te parasse, qual seria sua reação ao começar a falar com ele?
    • A maior parte das pessoas tenta justificar o erro, inventar desculpas ou mentir deliberadamente.
    • Porém, Carnegie aconselha que você admita que está errado (sem capacete, por exemplo) e elogie o trabalho do policial que te parou. 
  • Lembre-se de enfatizar:
    • “Eu estou errado. Poderia ter sofrido um acidente e morrido devido à ausência do capacete. Mereço ser multado. Sinto muito. Obrigado por ter me parado”.
    • Isso pode até confundir o policial, já que essa atitude está longe da esperada.
    • Pode ter certeza que a feição do policial irá mudar, podendo até escapar da multa.
  • A intenção aqui não é enganar nem ser sarcástico, mas se colocar numa situação na qual a pessoa que estava apontando o erro possa amenizá-lo e até te defender.
    • Policial: “Não foi uma infração tão grave assim. Além disso, você é um cidadão de bem e está com os documentos em ordem. Pode ir. Só tenha mais cuidado da próxima vez”.
Convencendo pessoas
  • Antes de tudo, a melhor coisa é evitar discussões.
    • Você nunca realmente vence uma discussão, já que sua suposta vitória provavelmente constrangeu a pessoa, causando até ressentimento.
  • Devemos evitar conflitos criados por discordâncias fúteis.
    • Humilhar pessoas não é uma boa forma de fazer amizades.
Nunca diga que a outra pessoa está errada
  • Tente demonstrar mais respeito por uma opinião diferente.
  • Em vez de dizer que ela está errada, seja pelas palavras em si ou até pelo tom da voz, demonstre ser mais aberto a divergências.
    • Use introduções como "Posso estar errado, mas...", "Talvez você esteja certo, mas discordo de...".
Comece de forma mais amigável
  • Não há lógica que sobreponha um estado forte de emoção.
    • Então, em vez de apelar puramente à logica, tente ser mais empático preferindo uma aproximação mais gentil, amistosa e compreensiva.
O poder o "Sim, Sim"
  • Evite que a pessoa responda "Não" logo no início da conversa.
    • Quando isso ocorre, efeitos psicológico entram em ação, diminuindo a chance dum "Sim" ocorrer.
  • Então, comece com questões com as quais ele concorde.
Deixe-o achar que a ideia é dele
  • Nós tendemos a confiar mais no que nós mesmos fazemos e descobrimos.
    • Então, em vez de apresentar uma brilhante ideia como sua, faça sugestões que levem a pessoa à mesma conclusão.
  • Melhor ainda, permita que a pessoa fique com os créditos da ideia para que os resultados sejam melhores.
Compreenda pontos de vista além do seu
  • Ao ouvir a opinião da pessoa, não vá imediatamente dizendo que ela está errada.
    • Em vez disso, assuma que há uma razão por trás de seu posicionamento.
  • Então, tente se colocar no lugar dela, podendo compreender melhor o porquê do que fez ou falou.
    • Fazendo isso, a pessoa ficará mais aberta a ouvir o que você tem a dizer.
Seja mais simpático com as ideias e desejos
  • Semelhantemente, tente ao menos escutar os que a outro tem a dizer.
    • Só porque a posicionamento dela é diferente, não quer dizer que esteja errada.
  • Ao compreender as peculiaridades dos momentos, transformará alguém hostil num amigo.
Apele a seus motivos nobres
  • As pessoas normalmente possuem dois motivos por trás de suas ações:
    • A real razão e uma razão que soa e parece boa.
    • Então, apele para a segunda.
  • Dessa forma, a pessoa ficará sabendo o quão bem suas ideias irão preencher a causa nobre da pessoa.
  • Se tratar as pessoas como se elas fossem honestas, justas e corretas, a maior parte delas irá agir de acordo.
Adicione tempero às suas ideias

  • Para chamar atenção, você precisa fazer os benefícios de suas ideias mais óbvios, interessantes e vívidos para as pessoas. 
  • Você está apresentando a verdade, mas usando drama e carisma para capturar sua atenção e imaginação, faz suas ideias parecerem mais impressionante
Desafie
  • As pessoas são motivadas por desafios e formas de provarem seu valor.
    • Simule competições e faça-as darem mais de si devido ao seu desejo de vencer.
Seja um líder: conquiste as pessoas sem gerar ressentimento e ofensas
  • Elogie sinceramente a pessoa quando realizar uma tarefa.
    • Essa atitude a coloca num bom humor, facilitando sua recepção a críticas.
  • Seja mais discreto ao precisar chamar a atenção de alguém para apontar um erro.
    • Tente fazer isso de forma indireta, evitando que as pessoas mais sensíveis se sintam mal.
  • Evite usar a palavra "Mas" após o elogio.
    • Caso use, o seu elogio parecerá manipulador.
  • Cite erros similares que você já cometeu.
    • Isso te deixa no mesmo nível da pessoa, facilitando a aceitação dos conselhos e sugestões.
    • Torna também o fato da pessoa ouvir os próprios erros uma tarefa mais fácil.
  • Peça em vez de dar ordens diretas.
    • Prosseguindo assim, a pessoa acaba sentindo que faz parte do processo da tomada de decisão.
  • Dê uma segunda chance.
    • Prefira proteger a dignidade da pessoa com gentileza e compreensão em vez de menosprezar, ameaçar e apontar faltas diretamente.
    • Identifique suas virtudes e lhe dê confiança para tentar novamente.
  • Elogie cada e qualquer feito.
    • Elogios funcionam mais eficientemente que críticas, porque as pessoas fariam quase tudo para serem apreciadas e reconhecidas.
    • Quando nós ajudamos alguém a identificar seu potencial, ele ficará mais incentivado a melhorar.
  • Atribua boas reputações para serem mantidas.
  • Encoraje fazendo as faltas parecerem  irrisórias.
    • Devemos mostrar que acreditamos em suas habilidades e chance de sucesso.
    • Evidencie suas virtudes, minimize suas falhas, aumentando a chance do indivíduo superar o obstáculo à frente e desenvolver as técnicas desejadas e requeridas.
  • Ajude-os a encontrar os benefícios.
    • "#80 OQTPM e OQTPV"
    • Mostre o que a pessoa ganha seguindo sua sugestão.
    • Saiba o que exatamente espera da pessoa.

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