A Economia do Obrigado, por Gary Vaynerchuk | Como Usar as Redes Sociais Para Alavancar Seus Negócios | Review Sumarizado


A campanha mais eficiente não é a que custa mais caro, mas aquela que consegue mostrar o quanto a empresa se importa com o cliente a ponto de merecer seu dinheiro. Portanto uma das formas mais eficientes de fazer isso é através dum contato mais direto com o cliente utilizando as redes sociais.

Mais afinidade entre você e seu cliente:
  • Ainda hoje, principalmente em cidades pequenas, um negócio depende muito da reputação que é passada através do boca-a-boca. 
  • Então, o negociante tenta passar essa confiança de qualidade a todos os clientes. Sua relação tende a ser direta: pergunta sobre sua família e o trata cordialmente.
    • Se o cliente for tratado de forma rude, ele poderá contar ao amigo, que contará a outro amigo, gerando uma má fama ao negócio.
  • Contudo, em muitas empresas, principalmente nas grandes corporações, esse contato desapareceu completamente. Elas julgam esse tipo de conexão "ineficiente", fazendo com que a única forma que a empresa se comunique com os cliente seja através duma enorme barreira chamada de campanhas comerciais. 
    • Para essas empresas, princípios acabam se tornando secundários ou até inexistentes. São substituídos pelo intuito único de lucrar.
    • Contato físico é totalmente substituto por "automatizações". O cliente acaba não sentindo mais o "calor" humano que antes existia.
    • Isso pode fazer com que a empresa perca a oportunidade de ouvir seus clientes, podendo acabar fornecendo um serviço insatisfatório. 
  • Isso acontece porque sua opinião é tida como dispensável. Afinal, o que de tão ruim você poderia dizer a seu amigo que poderia prejudicar uma multinacional?
    • Hoje em dia, isso seria verdade caso não existisse as redes sociais. Uma má avaliação online pode alcançar milhares e até milhões de pessoas, causando um grande desconforto financeiro a uma empresa.
  • O que fazer? Utilize as mídias sociais ao seu favor. Facebook e Twitter são duas ótimas ferramentas para saber o que pensam e querem seus clientes.
    • Use-as para saber o que precisa ser melhorado, retirado ou adicionado ao seu serviço. Escute seus clientes e resolva as eventuais tensões o mais rápido possível.
    • Quanto satisfeitos, contarão ao amigos o quão satisfeitos estão com o serviço de sua empresa, gerando uma positiva e crescente bola de neve.
    • Sua empresa será vista como uma companhia atenciosa e que escuta os clientes, formando uma sensação de satisfação, carinho e amistosidade.
    • O quanto mais pessoal parecer suas negociações, mais "amiga" sua empresa será do cliente, aumentando e muito a aquisição de seus produtos.
      • Uma empresa amiga não é aquela que só pensa em dinheiro, mas também no bem-estar e satisfação do freguês.
  • Se seu serviço depende ainda do boca-a-boca presencial, prese também por essa poderosa ferramenta de marketing.
    • O marketing referencial acontece tanto com pequenas empresas quanto com multinacionais. O que muda é a escala e a forma que é feito.
Os clientes nunca tiveram tanto poder sobre o destino duma empresa. As redes sociais possibilitam que eles falem suas opiniões e espalhem suas satisfações e descontentamentos, algo que era possível e efetivo apenas quando se tratava de pequenos negócios do bairro.


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