A Startup Enxuta, por Eric Ries | Lance Seu Produto de Forma Rápida, Barata e Com Menor Risco de Falha | Sumário


Uma startup é uma organização dedicada a criar algo novo sem ter muitas certezas sobre o que o futuro lhe aguarda. Isso engloba grupos menores, como um quarteto trabalhando numa garagem,  ou até mesmo grupos mais profissionais com aparatos de ponta a seu dispor.

Diante disso, eles terão que se aventurarem por esse mar de incertezas na tentativa de descobrir um caminho de sucesso para seu recém-criado negócio.

Ao invés de perder tempo criando planos de negócios elaborados, a técnica oferece aos empresários (de empresas de todos os tamanhos) uma maneira de testar sua visão de forma contínua, podendo ser adaptada e ajustada antes que seja tarde demais. 

Aprenda como começar e lançar um produto de forma rápida, barata e com menor risco de falha. Ries fornece uma abordagem científica para criar e gerenciar startups bem sucedidos em uma época em que as empresas precisam inovar mais do que nunca.



VISÃO 

Aprendendo 
  • Não assuma o que seus clientes querem.
  • Um salto de fé pode ser fatal e irremediável.
    • Se você não sabe o que seus clientes desejam, então não arrisque.
  • O objetivo é reduzir ao máximo o esforço mínimo necessário para aprender o que os clientes desejam e eliminar todo o resto.
Experimento
  • Um experimento começa com uma hipótese. 
    • Uma hipótese de valor testa se o produto / serviço fornecerá o valor aos seus usuários. 
    • Uma hipótese de crescimento verifica se novos clientes poderão descobrir o serviço.
Produto Mínimo Viável
  • Não espere pelo produto "perfeito".
    • Esse tipo de produto é construído com o mínimo de esforço e tempo para testar assunções básicas.
  • Ofereça algo para os testadores de produtos.
    • Normalmente, eles cobram.
  • Você terá feedback antes mesmo de colocar seu produto no mercado.
    • Assim, saberá quais características e funções sua empresa precisa adicionar, melhorar ou retirar.
Aplicando o princípio 80/20
  • Foque somente nos 20% das características que 80% dos clientes usam.
    • Se você for fazer uma propaganda, precisa se direcionar a maioria dos clientes, deixando aquelas funções menos usadas um pouco de lado.
    • Afinal, não há como você falar tudo que um Photoshop da vida pode fazer.
  • Adicionalmente, é melhor evitar criar dezenas de ferramentas e funções se seus clientes só usam duas ou três.
    • Você estará desperdiçando tempo e dinheiro.

DIREÇÃO

Saltos
  • Por mais dados e estatísticas que a empresa possua, todas elas terão ou já tiveram que realizar um salto de fé.
    • Um salto de fé é o ato
  • Porém, verificar as assunções é de extrema importância.
    • Scott Cook, o fundador da Intuit, acreditava que algum dia as pessoas usariam um computador para pagar contas e acompanhar as despesas. 
    • Ele verificou se existia um mercado para esse serviço chamando as pessoas aleatoriamente por telefone.
Testando
  • É melhor  obter resultados iniciais com um produto bugado (como um PMV) do que aperfeiçoar com base em premissas que podem se mostrar falsas no futuro.
  • Em vez de construir um sistema automatizado, finja com um humano. 
    • É mais rápido para aprender o que os usuários desejam.
Ciclo de retorno 
  • Lance seu PMV no mercado.
    • Mesmo que não queira usar os testadores ou ache que eles não foram suficientes, lance seu produto "imperfeito" no mercado.
  • Depois, use o ciclo de retorno para melhorá-lo:
    • Crie rapidamente um produto barato.
    • Lance-o no mercado e comece a coletar informações.
      • Do que as pessoas mais gostaram ou gostariam? 
      • O que precisa ser melhorado, adicionado ou removido?
    • Com tais informações em mãos, você faz as devidas modificações.
      • Repita o clico sempre que necessário. 
      • O legal é que ele será um produto enxuto e preciso, já que terá apenas as funções mais desejadas pelos compradores.
Cuidado com as medições
  • As medições são os registros de dados que você coletará a partir do PMV, ou até mesmo antes dele.
  • Elas servirão como base a partir da qual você tomará decisões. 
    • Então, tente ser o mais imparcial e realista possível.
  • Um dos maiores perigos é ficar preso ao ser iludido por métricas de vaidade.
    • O número total de usuários cadastrados num site não diz se as modificações do produto estão o tornando melhor para seus usuários ou não.
Retroceder ou prosseguir
  • Dependendo do sucesso ou fracasso do produto ou serviço, a empresa deve decidir se deve voltar atrás (quando algo der errado) ou investir (quando o passo der certo).
  • O fracasso pode acontecer quando:
    • Uma função do produto se torna um produto.
    • O atual produto se torna uma função dum novo produto.
    • O público alvo mudar.
    • O público alvo é o mesmo, mas o produto tenta agradá-lo mais ainda.
  • Se o clico está funcionando satisfatoriamente, continue.
  • Se não, estão mude seu produto ou para quem deseja vendê-lo.
    • Mudar o produto:
      • Faça alguma mudança drástica ou descarte o projeto. 
      • Não adianta você criar ou insistir num produto que ninguém quer.
    • Mude o nicho:
      • Não tá indo bem tentando vender para crianças? Troque para adultos.

ACELERAR

Lotes
  • Pode parece estranho, mas lotes menores são muito melhores para as startups enxutas.
  • Isso ajuda na detecção precoce de um problema, bem como fornece um feedback rápido dos clientes.
Crescimento
  • O número de clientes pode aumentar exponencialmente graças a divulgação dos próprios clientes.
  • Se você estiver se perguntando se sua iniciativa está boa, então quer dizer que ela não está.
    •  Quando o produto estiver bom o suficiente, não deixará espaço para dúvidas.
Adaptação
  • Com o crescimento, seu produto terá que mudar para se adaptar.
  • Os primeiros adeptos são mais compreensivos em relação à qualidade, porém os mais recentes não são.
Inovação
  • Grandes empresas podem inovar, mas para que isso aconteça, elas devem garantir recursos para equipes internas, fornecê-lhes uma autoridade de desenvolvimento independente, além de oferecer uma bonificação caso o projeto tenha um resultado positivo.
  • Toda empresa tem que lidar com quatro tipos de trabalhos.
    • Lançar um novo produto.
    • Dimensioná-lo para ampla adoção.
    • Combater a acomodação incrementando melhorias contínuas.
    • Manutenção do produto em longo prazo como parte da linha de produtos da empresa.

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